Topo

Corinthians espera fôlego extra e pé calibrado após 10 semanas sem folga

Preparador físico corintiano, Dudu tem semana livre para pôr atletas em forma - Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians
Preparador físico corintiano, Dudu tem semana livre para pôr atletas em forma Imagem: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL Esporte, em São Paulo

29/10/2014 15h21

Desde os jogos contra Santos (10 de agosto) e Bahia (16 de agosto), no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, o Corinthians não sabia o que era ter um intervalo tão longo entre dois jogos. Foram 10 semanas com partidas em sequência, o que faz a comissão técnica se animar para as próximas rodadas.

Para o preparador físico Eduardo Silva, os cinco dias de trabalho até o duelo de sábado contra o Coritiba, em São Paulo, podem trazer benefícios claros dentro de campo. Além de mais fôlego, Dudu cita a possibilidade de melhorar o desempenho do time com mais treinamentos. Quanto mais se repete os fundamentos, melhor será o resultado.

"Nós não tivemos condições de treinar os atletas", cita o preparador físico em relação às últimas dez semanas. "Nós só podíamos treinar com uma carga de trabalho para eles recuperarem o desempenho. Só houve treinamento tático, que é posicionar o atleta, cuidar da bola parada, que não tem tanto desgaste energético", explica Eduardo. Agora, a projeção é outra.

"Podemos aplicar uma carga para o grupo evoluir em três semanas (de trabalho). Os jogadores vão fazendo musculação e alguns tipos de trabalho que antes não tinham condições de fazer. (...) Se cai o nível de força, perde a qualidade e o atleta fica com menos apetite de competir", exemplifica o preparador físico indicado por Mano Menezes e em sua segunda passagem pelo clube.

Eduardo Silva cita as próximas três semanas em que o Corinthians terá apenas três jogos para fazer, sendo os dois primeiros em casa. No sábado, recebe o Corinthians. Já no domingo seguinte, dia 9, tem clássico com o Santos. Por fim, em 15 de novembro, pega o Bahia em Salvador. Ao todo, quase 20 dias sem viagens.

É folga para a comissão e os atletas trabalharem, mas que também pode dar margem a excessos fora de campo. Dudu, porém, elogia a conduta do elenco corintiano. "Eu até desisti de controlar, porque é um 'pseudo controle'. Pelo tempo que temos com eles aqui, e o tempo que eles têm fora, você precisa muito da consciência do atleta, que tem melhorado bastante", cita.

Entre os mais desgastados ao lado de Gil e Bruno Henrique, o zagueiro Anderson Martins faz fortalecimento muscular nesta semana. Ele se recorda ainda que, fora de campo, os dias em São Paulo também ajudam na saúde mental dos atletas. "Ficaremos mais tempo com a família, isso é importante e dá um fôlego a mais. Dá força para trabalhar e dar mais retorno em campo". Retorno que, esperam os torcedores, possa definitivamente deixar o Corinthians entre os quatro primeiros da Série A.