Topo

Ícone da NFL, comentarista John Madden anuncia aposentadoria

Das agências internacionais<br/> Em Nova York (EUA)

16/04/2009 13h50

O ex-treinador de futebol americano e comentarista há 30 anos John Madden anunciou nesta quinta-feira que vai se aposentar. Madden é um dos maiores ícones da modalidade nos Estados Unidos e trabalhou nas últimas três temporadas para a NBC. A última participação dele aconteceu no Super Bowl deste ano, disputado entre Arizona Cardinals e Pittsburgh Steelers.

Fred Prouser/Reuters
Madden afirmou que ainda ama todos os aspectos do jogo e isso dificultou a decisão
LEIA MAIS SOBRE A NFL
FAÇA O QUIZ DA NFL
"Está na hora", disse Madden. "Estou com 73 anos. Eu tenho dois grandes filhos e os meus netos estão em uma idade agora que sabem quando estou em casa e, o mais importante, quando eu não estou", acrescentou.

Madden afirmou que ainda ama todos os aspectos do jogo e o seu trabalho, e foi por isso que ele levou alguns meses para tomar esta decisão. O seu estilo e o amor pelo esporte o fez conquistar muitos fãs, tanto é que o "Madden NFL Football" é o jogo de videogame mais vendido da história.

O ex-comentarista tem medo de voar e viajava frequentemente para as partidas em um ônibus especialmente equipado. Ele iniciou a carreira como treinador da linha de defesa do Oakland, em 1967, e foi nomeado técnico principal dois anos depois, se tornando o mais novo treinador da Liga, até então.

Madden levou os Raiders para o seu primeiro título no Super Bowl e deixou a carreira em 1979. Ele ingressou no canal CBS no mesmo ano, onde trabalhou até 1994, quando o canal perdeu os direitos de transmissão da competição. Depois disso, também trabalhou na Fox, na ABC e na NBC. Em 2006, ele foi colocado no hall da fama do futebol americano.