Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Autoridades jogam contra a festa popular nas arquibancadas

Fiel torcida corinthiana protesta contra preço dos ingressos na partida contra o Bragantino - Diogo Reis/AGIF
Fiel torcida corinthiana protesta contra preço dos ingressos na partida contra o Bragantino Imagem: Diogo Reis/AGIF

Colunista do UOL

16/01/2023 11h15Atualizada em 16/01/2023 11h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A ótima presença das torcidas de Palmeiras, São Paulo e Flamengo, mandantes, respectivamente, contra São Bento, Ituano e Portuguesa foram as melhores notícias neste pontapé inicial dos estaduais.

A Fiel também esgotou os seus ingressos e lotou o setor visitante na derrota contra o Bragantino. E, com toda razão, PROTESTOU contra os preços abusivos das entradas, especialmente, mas não exclusivamente, para as torcidas dos times grandes em visitas aos clubes do interior.

Por falar na torcida organizada do Corinthians, no finalzinho do segundo tempo, como acontece com frequência, foram acendidos sinalizadores, chamando atenção para o protesto. E, como também sempre acontece, a partida foi paralisada pela arbitragem, seguindo a orientação dos cartolas da FPF (acontece o mesmo com a CBF).

Sobe esses fatos, é precioso brindar o óbvio ululante:

1) Os sinalizadores usados em Bragança são aplaudidos por todos quando usados por torcedores na Argentina e em países da Europa e agregam festa à arquibancada. Não tem nada a ver com sinalizador naval, aquele usado de forma fatal na absurda e lamentável morte do boliviano Kevin Spada. É mais do que óbvio, pois, que sinalizadores navais com potencial fatal deveriam ser proibidos e os usados em Bragança, por exemplo, liberados. Para todas as torcidas!

2) É óbvio também que para a nossa polícia e as nossas autoridades, preguiçosas e incompetentes (como ficou claro também fora do futebol nos criminosos atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília), é mais fácil proibir tudo do que diferenciar o joio do trigo... Mas, ainda assim, já que é proibido, é preciso registrar que a revista precisa ser mudada: afinal, se não pode, não pode todo o jogo ser interrompido por sinalizadores. Como é que eles entram? Para tirar cartaz inofensivo de mão de criança e mulher, a PM é de uma eficiência...

3) É preciso combater a violência e o crime nas arquibancadas sem matar a alma do futebol e da arquibancada!

Íntegra da nota oficial assinada pela diretoria da Gaviões da Fiel

"Os Gaviões da Fiel Torcida lutam por um valor de ingresso menor, para que o povo possa de fato ir aos estádios. Protestamos sexta-feira (13) na frente da federação e hoje (15) nas arquibancadas, que é a nossa raiz. Os sinalizadores foram usados como forma de protesto, pelo direito da Fiel à cultura e ao esporte. É importante que os comunicadores, com a imensa responsabilidade que têm, informem o lado do torcedor que frequenta os estádios do estado e do país".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Leia AQUI todas as colunas Vitor Guedes no UOL Esporte

E me siga no Twitter e no Instagram