Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo "vence" sorteio e favoritismo rubro-negro aumenta

Corinthians e Flamengo brigam pelo título da Copa do Brasil  - Staff Images
Corinthians e Flamengo brigam pelo título da Copa do Brasil Imagem: Staff Images

Colunista do UOL

20/09/2022 11h26Atualizada em 20/09/2022 11h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo, melhor time e melhor elenco da América do Sul, é ainda mais favorito para a Copa do Brasil jogando dia 12, na Neo Química Arena, e no dia 19, no Maracanã, como definiu o circense sorteio da CBF, que, numa ode ao desperdício e à falta de simplicidade, precisou de mais de duas bolinhas para resolver a ordem dos mandos.

Que é melhor decidir em casa é tão óbvio que, nas ocasiões em que o mando não é decidido por sorteio, jogar a última partida sob seus domínios é prêmio regulamentar a melhor campanha. Não existe, na história do planeta bola, regulamento que "premia" a agremiação abrindo as finais em casa. E, repito, é tão óbvio que é melhor decidir em casa que nem mesmo há regulamento que permite ao dono do melhor aproveitamento escolher. É fato consumado que decidir em casa é melhor.

Corinthians e Flamengo, registre-se, chegaram a final após chutarem, respectivamente, o Fluminense (5 a 2 no placar agregado, apesar do esforço patético dos dinizistas sem senso do ridículo de minimizarem a enorme diferença por causa da minutagem dos gols: é o armagedon!) e o São Paulo (4 a 1 no agregado) decidindo na ZL paulistana e no Rio.

Agora, sorteio à parte, o Flamengo seria favorito também se o sorteio definisse que fosse o contrário, ou seja, se a finalíssima fosse em Itaquera.

A verdade, inconteste, é que o Flamengo seria favorito ainda que fosse final de jogo único na arena alvinegra.

No entanto, por mais óbvio que seja, é preciso reforçar, em um país de alto índice de analfabetismo funcional, que "favorito" não é nem nunca foi sinônimo de "campeão". Há, pois, uma disputa.

E essa disputa existe também, porque além do peso similar das camisas e de história na competição (ambos são tricampeões e lutam pelo tetra do mata-mata nacional), é quase impossível que Vítor Pereira repita a insanidade de escalar Cantillo de 5 e de deixar Fábio Santos no banco da avenida Piton, como fez na ida das quartas de final da Libertadores, acabando, já na escalação, uma hora antes do primeiro confronto, com qualquer possibilidade corinthiana.

Resumindo, temos uma final, ela está aberta e, após o sorteio, o favortismo do Flamengo aumentou. Se vai ser campeão, só saberemos no fina do dia 19, ou, em caso de pênaltis, já entrando madrugada do dia 20 adentro.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram