Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palpites do Vitão da 17ª rodada do Brasileirão

VP bota fé em Cássio, o maior goleiro da história do Corinthians, para deixsar o Castelão na liderança provisória do Brasileirão - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
VP bota fé em Cássio, o maior goleiro da história do Corinthians, para deixsar o Castelão na liderança provisória do Brasileirão Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Colunista do UOL

15/07/2022 18h02Atualizada em 15/07/2022 19h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Caso, no sábado, haja vencedor em Athetico-PR x Inter ou se o Corinthians vencer no Ceará, o Palmeiras entrará no Allianz Parque segunda-feira precisando vencer o Cuiabá para fechar mais uma rodada na liderança isolada do interminável Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz. E a tendência é essa, afinal, para além da qualidade verde, o Palestra é quem tem o jogo mais tranquilo da jornada.

Na parte de baixo da tabela, o Fortaleza é visitante no confronto direto com o Atlético-GO e ficará em uma situação ainda mais dramática se não pontuar em Goiânia. E não dá para ignorar o leve favoritismo do Dragão pelo fator casa.

Palpites da 17ª rodada

Athletico-PR 1 x 0 Internacional

O Furacão está vivo na Copa do Brasil e na Libertadores e, apesar do ótimo campeonato do Colorado sob o comando de Mano Menezes, é sempre complicado jogar na Arena da Baixada.

Flamengo 3 x 0 Coritiba

Pelo enorme tempo perdido com Paulo Sousa, o Flamengo sabe que a Libertadores e a Copa do Brasil são as chances reais de conquista, mas, ainda embalado pela classificação sobre o Galo no mata-mata nacional, o Fla tem tudo para atropelar o ameaçado e irregular Coritiba.

Avaí 1 x 0 Santos

Eliminado da Sul-Americana e da Copa do Brasil e ainda sem técnico, o Santos visita o Avaí em um duelo que deixará o vencedor mais perto da parte de cima e o perdedor próximo do Z4.

Ceará 0 x 1 Corinthians

Depois de o Vozão vencer o Fortaleza e não levar a vaga na Copa do Brasil e de o Corinthians perder para o Santos e avançar com a goleada de 4 a 1 no agregado, os alvinegros se enfrentam no Castelão com objetivos bem diferentes: o Ceará precisa vencer para deixar a zona da degola e o Timão dormirá na liderança provisória em caso de triunfo. Ou seja, o empate não é bom para ninguém.

Juventude 1 x 0 Goiás

Ainda resta mais de um turno a ser jogado, mas o time de Caxias do Sul sabe que, se não vencer o Goiás em casa, fica praticamente irreversível a situação. E o Goiás, após ser humilhado em casa para o Atlético-GO na Copa do Brasil, tem que, rapidamente, focar no Brasileiro para não ter que lutar exclusivamente contra o rebaixamento.

São Paulo 2 x 1 Fluminense

No duelo de tricolores embalados pelas respectivas classificações às quartas de final da Copa do Brasil, o campeão carioca (ainda sob o comando de Abel Braga) visita o vice-campeão paulista em jogo que tem tudo para ser movimentado. No Morumbi, o favoritismo é da equipe de Rogério Ceni, mas o time de Diniz faz uma campanha superior e não pode ser descartado.

Botafogo 0 x 1 Atlético-MG

O elenco do Galo é muito melhor e, óbvio, a sua torcida espera muito mais e, até por isso, a eliminação na Copa do Brasil pesa mais para o Turco Mohamed no Galo que para o Luís Castro no Botafogo. A tendência é de um jogo equilibrado, mas, mesmo no Rio, o favoritismo é atleticano.

Atlético-GO 2 x 1 Fortaleza

Se as torcidas de Dragão e do Leão do Pici estão empolgadas com as respectivas classificações às quartas de final da Copa do Brasil após eliminarem rivais (Goiás e Ceará).

América-MG 1 x 1 Bragantino

Coelho e Braga começaram a temporada com expectativas mais animadoras, mas a péssima Libertadores de ambos deram um choque de realidade. O Coelho, que está em situação pior na tabela do Brasileiro, ainda tem a vantagem de estar vivo na Copa do Brasil, mas

Palmeiras 2 x 0 Cuiabá

O Palmeiras de Abel Ferreira já teve a experiência de perder, em casa, para o Cuiabá e, estatisticamente falando, a chance de isso se repetir hoje é muito pequena. Mesmo abalado após ser eliminado pelo São Paulo na Copa do Brasil, o Palestra deve vencer sem sustos e encaminhar o "título" de campeão do primeiro turno do Brasileirão. Se o plano não der certo, no entanto, é só culpar a sorte.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.