Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Atletas do Inter estão de parabéns: pagar em dia é obrigação do empregador!

Colunista do UOL

01/06/2022 12h41Atualizada em 01/06/2022 14h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Num país em que desempregado que (sobre)vive fazendo bico é tratado como "empreendedor" e que trabalhadores foram às ruas apoiar o estupro das leis trabalhistas e previdenciárias e, em outras palavras, gritar pelo "direito" de não terem direito nenhum, nem o de se aposentarem, é óbvio que terão torcedores, do Internacional ou não, que ficarão contra os atletas colorados que não treinaram nesta quarta por não receberem há dois meses.

Aqui, neste espaço, sem entrar no mérito jurídico, não fazemos distinção entre salário registrado em carteira e a grana que jogador recebe como "direito de imagem" para driblar a tributação, burla considerada legal por alguns especialistas e questionada por outros.

A questão, óbvia, e vale para jogador de futebol, professor, jornalista, advogado, açougueiro, jardineiro ou qualquer profissional é simples: todo trabalhador tem o direito de receber religiosamente em dia e, pois, o empregador, o dever de pagar em dia.

Ah, mas o clube não tem condição de pagar os salários... Eu também não tenho condições de ter motorista, cozinheiro e viajar para o exterior e, por isso, eu dirijo meu carro (que tem um valor que eu posso pagar o IPVA), faço ou compro a comida que dá e faço passeios compatíveis ao meu orçamento. Parece óbvio e é!

Certamente, o Inter não é caso único. E aplaudiria, de pé, jogadores de outros clubes que fizessem o mesmo ou, mesmo com o pagamento em dia, também cruzassem os braços até a situação dos colegas colorados sejam regularizados.

Gostaria, mas vou esperar sentado. Num país que demoniza sindicatos e trata exploradores como meritocratas, o mais provável é os jogadores do Inter, que não receberam pelos seus trabalhos, sejam tratados como vilões.

Na Live do Danilo e do Vitão no UOL Esporte falamos mais do posicionamento dos atletas colorados.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.