Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Racing encara Flamengo de olho no empate, na ponta e em Paolo Guerrero

Colunista do UOL

08/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Primeiro colocado do Grupo A da Libertadores da América, o Racing visita hoje (8) o Flamengo às 21h (de Brasília), no Maracanã, com a possibilidade de garantir a liderança da chave com uma rodada de antecedência.

A "Academia" de Avellaneda já está classificada para as oitavas de final. Tem 10 pontos, contra 5 do Flamengo e 5 do Ñublense. Somando 11 (e deixando o Flamengo com 6), o time comandado pelo técnico Fernando Gago asseguraria a surpreendente ponta, deixando o Rubro-Negro, se classificado, apenas no pote dos segundos colocados —uma interrogação desde já no sorteio das oitavas de final da competição.

A partida de hoje será especial para Gago, que volta ao Maracanã, onde jogou uma final de Copa do Mundo, a de 2014, pela seleção argentina que perdeu a decisão para a Alemanha.

Gago, por muito tempo, foi considerado culpado pelos torcedores argentinos por uma falha de marcação que resultou no gol de Götze, na prorrogação.

gue - Divulgação/Racing - Divulgação/Racing
Paolo Guerrero, atacante do Racing
Imagem: Divulgação/Racing

E Guerrero?

Por mais que a ideia principal seja jogar de maneira defensiva, pela condição de visitante e pela chance de garantir a ponta com um empate, o Racing deve escalar Paolo Guerrero entre os titulares.

O atacante peruano, que jogou no Flamengo de 2015 a 2018, só não entra em campo de cara se Nicolás Reniero mostrar que está totalmente recuperado de lesão.

Quem sim está fora é o também atacante Maximiliano Romero, com um problema muscular na coxa direita.

pin - Divulgação Racing - Divulgação Racing
Técnico Fernando Gago, do Racing
Imagem: Divulgação Racing

Como chega o Racing

O goleiro do Racing hoje no Maracanã é o excelente Gabriel Arias, um dos melhores da Argentina; Facundo Mura, Leonardo Sigali, Gonzalo Piovi e Gabriel Rojas formam uma defesa firme, em que pese o saldo negativo no Campeonato Argentino, uma das piores campanhas do clube nos últimos tempos (só 17º entre 28 times).

O meio-campo terá Jonathan Gómez (ou Nicolás Oróz), Aníbal Moreno e Maximiliano Moralez; Matías Rojas, acertado com o Corinthians, é outra atração da noite, resta saber se pela espetacular batida na bola ou pela triste sina de sumir dos jogos sem maior explicação; Paolo Guerrero (ou Nicolás Reniero) e Gabriel Hauche formarão o ataque.

Curiosidade: tanto Guerrero, de 39 anos, quanto Hauche, de 36, são contemporâneos de Gago (que tem só 37 anos e é apenas meses mais velho que Hauche).