PUBLICIDADE
Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O poder da transformação: inclusão social através do surfe e do esporte

Festival Surf Transforma - divulgação
Festival Surf Transforma Imagem: divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Thiago Blum

É jornalista esportivo desde 1992, mas acompanha o surfe há quatro décadas. Trabalhou por 19 anos na ESPN e atualmente é editor de esportes do Jornal da Band. Cobriu cinco Copas do Mundo e cinco edições dos Jogos Olímpicos.

Colunista do UOL

30/11/2021 11h43

Para mim, falar de Jocélio de Jesus é fazer uma saborosa viagem ao passado. Lembrar dos tempos que eu devorava as revistas atrás de boas histórias, mesmo vivendo longe do litoral.

O chamando assim, talvez você não o conheça. Mas se eu disser que Jocélio é Jojó, aí fica impossível não saber de quem estou falando.

Jojó de Olivença foi um dos nomes mais importantes do surfe brasileiro nas décadas de 1980 e 90. Foi bicampeão brasileiro e representou o país por vários anos no circuito mundial. Um ícone, que saiu do nordeste e virou exemplo. Referência de que o esporte - seja ele qual for - é ferramenta essencial na educação e na transformação.

O tempo passou, mas o baiano de Olivença não virou as costas para o passado.

projeto - divulgação - divulgação
Projeto Ondas - Guarujá, SP
Imagem: divulgação

Desde 2007, ele encabeça o 'Projeto Ondas', promovendo o desenvolvimento integral de crianças entre 6 e 12 anos em estado de vulnerabilidade socioeconômica e suas famílias na cidade de Guarujá. Através de programas integrados que unem surfe, educação e cidadania.

Atualmente, a ONG atende cerca de 70 crianças e adolescentes e mais de 500 já passaram pelas mãos da equipe.

Muitas deram continuidade a seus estudos em universidades, estão empregados ou realizando atividades sociais que beneficiam e ajudam a transformar a realidade e o meio onde vivem.

Jojó - divulgação - divulgação
Baiano Jojó de Olivença toca o Projeto Ondas desde 2007
Imagem: divulgação

Nesta terça, Jojó sobe a serra para um encontro inédito. A primeira edição do 'Festival Surf Transforma', que chega para unir surfe, música e convidados especiais por uma boa causa: a inclusão social de crianças e adolescentes através do esporte.

"Recebemos essa notícia do evento com muita alegria e entusiasmo. Sem dúvida, será uma grande oportunidade de revermos amigos da capital e celebrarmos o surfe e a inclusão social gerando um enorme swell do bem", define Jojó de Olivença.

O festival, que tem o objetivo de arrecadar recursos, rola nesta terça-feira (dia 30/11), a partir das 19h, na Casa Flutuar. A noite será comandada pela banda S'alt Water Soul'. A programação prevê, ainda, a participação de convidados, rifa de pranchas, camisetas autografadas por atletas da elite mundial, além de sorteio de brindes exclusivos. Para ter o ingresso, que já inclui a participação na rifa e em sorteios, basta clicar no link: https://www.alisto.com.br/t/festival-surt-transforma.

Também é possível participar da rifa e dos sorteios sem ir ao evento, comprando o ingresso.

Os resultados serão divulgados em live durante o evento.

É chegar... participar... e fazer o BEM!!!!!

por @thiago_blum / @surf360_