Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sabalenka comemora 'só' 10 duplas faltas e vira mais um jogo em Melbourne

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

22/01/2022 04h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde o começo da temporada, a número 2 do mundo, Aryna Sabalenka, vem enfrentando problemas com seu saque e cometendo um número de duplas faltas muito acima da média. Neste sábado, porém, a bielorrussa mostrou evolução, cometeu "apenas" dez delas em três sets e conquistou um lugar nas oitavas de final do Australian Open ao fazer 4/6, 6/3 e 6/1 em cima da tcheca Marketa Vondrousova (#41 do mundo)

As dez duplas faltas - quatro no primeiro set e três em cada uma das parciais seguintes - foram o menor número de pontos de graça com o serviço que Sabalenka deu na temporada 2022. Seu pior momento foi no WTA de Adelaide 2, o último torneio de aquecimento antes do Australian Open. Na partida contra a sueca Rebecca Peterson, Aryna cometeu 21 duplas faltas, tentou sacar por baixo em alguns pontos e até chorou em quadra, durante a partida, enquanto tinha dificuldade para apenas colocar a bola em quadra e iniciar os pontos.

No Australian Open, o saque da número 2 do mundo continua a ser um problema, embora a partida de hoje seja um bom sinal. Na estreia, contra a australiana Storm Sanders, Sabalenka fez 12 duplas faltas e venceu de virada por 5/7, 6/3 e 6/2. Na segunda rodada, outra virada: 1/6, 6/4 e 6/2 em cima da chinesa Xinyu Wang em uma partida de 19 duplas faltas (mas 12 delas no set inicial).

"Estou muito feliz agora, mas sobretudo estou feliz porque fiz apenas dez duplas faltas", disse uma bem humorada Sabalenka na entrevista em quadra, logo após vencer neste sábado.

Na próxima rodada, a número 2 do mundo vai encarar a estoniana Kaia Kanepi (#115), que avançou neste sábado ao derrotar a convidada australiana Maddison Inglis (#133) por 2/6, 6/2 e 6/0.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.