Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com outra boa atuação, Nadal vai à 3ª rodada na Austrália sem perder sets

Rafael Nadal na segunda rodada do Australian Open de 2022 - Reuters
Rafael Nadal na segunda rodada do Australian Open de 2022 Imagem: Reuters

Colunista do UOL

19/01/2022 02h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se faltava ritmo de jogo para Rafael Nadal em sua chegada à Austrália, o espanhol vem tirando o máximo de suas oportunidades para vencer ao mesmo tempo em que calibra seus golpes e se aproxima do seu melhor tênis. Nesta quarta-feira, diante do qualifier alemão Yannick Hanfmann (#126), o ex-número 1 do mundo esteve em controle desde o começo, fez 6/2, 6/3 e 6/4 e avançou à terceira rodada do Australian Open.

Na fase anterior, Rafa também avançou sem sustos quando bateu o americano Marcos Giron em três sets. O espanhol de 35 anos agora soma soma cinco triunfos consecutivos em 2022 - antes do Australian Open, ele foi campeão do ATP 250 de Melbourne.

Recuperado o suficiente da lesão no pé que abreviou sua temporada 2021 (Nadal fez seu último torneio em agosto), o atual número 6 do ranking vai enfrentar na próxima fase o vencedor da partida entre o russo Karen Khachanov (#30 do mundo) e o francês Benjamin Bonzi (#63).

Como aconteceu

Nos games iniciais, Hanfmann segurou bem a onda, confirmando o serviço, disparando winners e até conquistando um break point. Nadal, contudo, evitou a quebra no quinto game com um bom saque e, depois disso, tomou o controle do jogo. Com três winners seguidos, quebrou o alemão no sexto game. Com mais três bolas vencedoras, conquistou outra quebra no oitavo game e fez 6/2.

No segundo set, Nadal continuou sendo o tenista mais sólido e agressivo em quadra. Hanfmann, porém, seguiu fez o espanhol lutar pelos pontos. O alemão salvou um break point no segundo game com um winner e mais duas chances de quebra no quarto game. Primeiro, forçando Nadal a um erro. Depois, com novo winner. No sexto game, Rafa perdeu outro break point, mas com um erro não forçado. Hanfmann, contudo, não conseguia ameaçar o serviço do favorito, e a pressão acabou fazendo efeito. No oitavo game, Rafa finalmente conseguiu uma quebra para abrir 5/3 e, sem bobear, fechou o set no game seguinte.

De modo geral, não foi uma grande atuação de Nadal com o saque. O espanhol teve apenas 54% de aproveitamento no fundamento. Em compensação, esteve sólido o bastante do fundo de quadra para vencer 76% dos pontos com o primeiro serviço e, sobretudo, 64% com o segundo saque.