Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Djokovic sofre diante de jovem americano, mas vai às quartas no US Open

EFE
Imagem: EFE

Colunista do UOL

06/09/2021 23h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jenson Brooksby, 20 anos, número 99 do mundo, tinha a maior parte dos 23 mil espectadores do Estádio Arthur Ashe a seu lado e deu motivo para eles festejarem. O americano fez um primeiro set impecável, aplicou 6/1 em Novak Djokovic e encantou o público. O número 1 do mundo sofreu por um set e meio, mas conseguiu se impor técnica e fisicamente aos poucos e mudou a partida até deslanchar e vencer por 1/6, 6/3, 6/2 e 6/2, avançando às quartas de final do US Open.

O tenista sérvio também deu mais um passo importante na busca para completar o Grand Slam, vencendo os quatro torneios mais importantes do planeta na mesma temporada, algo que não acontece há mais de 50 anos no tênis masculino. Atual campeão do Australian Open, de Roland Garros e de Wimbledon, Djokovic espera agora levantar o troféu em Nova York. Se conseguir, será o primeiro homem a completar o feito desde 1969, quando o australiano Rod Laver dominou o quarteto de eventos.

Djokovic também mantém viva a possibilidade de deixar para trás Rafael Nadal e Roger Federer e se tornar o homem com mais títulos de slam em simples. Hoje, sérvio, espanhol e suíço têm 20 cada. Nole está a três vitórias do título, e seu próximo oponente no US Open será o italiano Matteo Berrettini, 25 anos, #8 do mundo. Será o terceiro encontro deles em 2021. Djokovic levou a melhor em quatro sets em ambas: nas quartas de final em Roland Garros e na final de Wimbledon

Como aconteceu

Com a maioria dos 23 mil espectadores do seu lado, Brooksby fez um começo de jogo extraordinário. Apostou em trocas de bola mais longas e com variações, usando top spin, slices e bolas chapadas. Djokovic cometia mais erros e foi uma sequência deles que resultou na primeira quebra de saque. O americano ganhou confiança e seguiu em seu plano, enquanto o sérvio empilhava erros. Quando conseguiu outra quebra, no sexto game, Brooksby abriu 5/1. Em seguida, confirmou o serviço, fechou a parcial e ouviu o público explodir na comemoração da parcial vencida. Até então, Novak somava 11 erros não forçados, enquanto Jenson cometeu apenas um.

Brooksby Djokovic - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
O número 1 do mundo elevou seu nível no segundo set, e a partida ganhou outro patamar, com seguidos ralis espetaculares, e a torcida passou a fazer ainda mais barulho. Primeiro, Djokovic quebrou o saque de Brooksby no segundo game. O americano, no entanto, devolveu a quebra em um dramático quinto game que durou 20 minutos e teve nove igualdades. Nole salvou cinco break points, quase sempre com ótimos saques, mas sucumbiu no sexto. Brooksby teve um game point para empatar o set, mas não converteu, e Djokovic conseguiu outra quebra para fazer 4/2. Depois disso, o veterano manteve o serviço até fazer 6/3.

Aos poucos, ficava mais claro que Brooksby, vindo de uma longa partida de cinco sets na fase anterior, não resistiria fisicamente. Logo, o americano começou a arriscar um pouco mais e, consequentemente, passou a errar mais também. Djokovic, a essa altura, jogava em velocidade de cruzeiro, comandando a maioria dos pontos e errando menos. Nos três primeiros games do terceiro set, salvou um break point e converteu dois. O americano também se abalou moralmente e não conseguiu reagir mais. O número 1 manteve o ritmo lá no alto até fazer 6/2 no terceiro set e abrir o quarto set com mais uma quebra. Brooskby não tinha mais recursos para mudar a partida e virou refém - como tantos outros - do melhor tenista do planeta.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.