Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Croácia já tem mais 'pódios' em Copas do que seleções badaladas

Colunista do UOL

17/12/2022 13h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção croata acabou com o sonho marroquino e bateu os africanos por 2x1 neste sábado. O resultado deu o terceiro lugar da Copa do Mundo 2022 aos europeus, que alcançaram o seu terceiro pódio em Mundiais num total de seis participações. Os balcânicos foram vice em 2018 e também ficaram com o 3º lugar em 1998. O feito é gigante! Somados, Portugal, Espanha e Inglaterra empatam em pódios com a Croácia na história das Copas

Escalações

Zlatko Dalic não contou com alguns titulares desgastados fisicamente desde o início do jogo. Juranovic, Lovren, Borna Sosa e Brozovic foram eles. Stanisic entrou na lateral-direita, Sutalo na zaga, Perisic foi recuado para a lateral-esquerda, Orsic entrou no ataque. Majer e Livaja também foram titulares.

Já Walid Regragui teve o desfalque de Mazraoui na lateral-esquerda. Attiyat-Allah entrou novamente. Saiss e Nayef Aguerd, longe do ideal na parte física, ficaram no banco. Achraf Dari e El Yamiq formaram a zaga. Ounahi e Amallah também foram poupados inicialmente. Sabiri e o jovem El Khannous entraram no meio-campo.

Bola rolando

Se Croácia e Marrocos protagonizaram um empate sem gols e sem graça na 1ª rodada desta Copa do Mundo, entraram em campo dispostos a escrever uma nova história no confronto. Antes dos dez minutos cada seleção já havia balançado a rede adversária uma vez. E utilizaram os zagueiros para isso. Gvardiol cabeceou após linda jogada ensaiada em cobrança de falta de Majer escorada por Perisic.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Croácia e Marrocos iniciaram a disputa de 3º lugar da Copa do Mundo 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

Achraf Dari respondeu na mesma moeda pelos africanos. Ziyech bateu falta lateral na área, a zaga croata cortou parcialmente, e o camisa 20 atacou a pequena área para marcar. O time europeu tinha a bola no campo de ataque. Encontrava mais espaços que o comum às equipes que encararam os marroquinos neste Mundial. Sabiri e El Khannous não conseguiram fechar os espaços que Ounahi e Amallah geralmente fazem.

As linhas de passe da Croácia foram estabelecidas então. Sempre explorando os movimentos de Majer e Orsic por trás do meio-campo rival. Livaja e Kramaric também ofereciam bons apoios. Perisic era muito agudo pela esquerda. Gvardiol, Modric e Kovacic verticalizavam o passe no campo de ataque. Modric e Kramaric fizeram Bono trabalhar antes do golaço marcado por Orsic na reta final do 1º tempo.

Marrocos chegou a melhorar na segunda metade do 1º tempo. Intensificou a marcação e encaixou contra-ataques perigosos. Ziyech finalizou pra fora duas vezes em jogadas assim. En-Nesyri quase marcou de cabeça em escanteio cobrado pelo camisa 7. Chair entrou no lugar de Sabiri no intervalo. Ounahi foi a campo dez minutos depois na vaga do jovem El Khannous. O jogo voltou a ficar mais aberto.

02 - Jewel SAMAD / AFP - Jewel SAMAD / AFP
Orsic e Perisic comemoram gol da Croácia sobre Marrocos na Copa
Imagem: Jewel SAMAD / AFP

A Croácia mostrava-se mais segura. Dava poucos espaços na defesa e imprimia velocidade ao roubar a bola na região intermediária do campo. Orsic quase marcou mais um belo gol em chute da entrada da área. En-Nesyri teve a melhor chance dos marroquinos ao receber um cruzamento na área aos 29', mas Livakovic saiu muito bem do gol para abafar a finalização.

Por mais que ocupasse o campo de ataque durante quase toda a 2ª etapa, os marroquinos mostravam poucas soluções para furar o bloqueio rival. En-Nesyri, em cabeçada por cima do gol, voltou a assustar nos acréscimos. Já Kovacic teve uma grande chance para ampliar nos últimos minutos, mas o placar não se alterou mais.

É preciso realocar a Croácia na hierarquia do futebol mundial. Ficou entre as três primeiras colocadas nas últimas duas Copas e só caiu para Portugal e Espanha na prorrogação nas últimas duas Euros.