Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Precisão impressionante de Gana define mais um belo jogo da Copa

Colunista do UOL

28/11/2022 12h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que dizer de um time que finaliza muito menos que o adversário, manda três bolas na direção do gol, e as três entram? Se repetir a efetividade mostrada contra a Coreia do Sul ao chegar no ataque, a seleção ganesa pode voltar a uma fase eliminatória de Copa do Mundo. Os sul-coreanos criaram mais, até mereciam melhor sorte no resultado, mas esbarraram numa defesa abnegada na derrota por 3x2.

Paulo Bento fez três mexidas na parte ofensiva da Coreia. Kwon Chang-Hoon, Cho Gue-Sung e Jeong Woo-Yeong entraram. Já Otto Addo escalou pela primeira vez os ''irmãos Ayew'' ao lado de Iñaki Williams. O time abandonou o 5-3-2 da estreia e formou com linha de quatro na defesa. O 1º tempo teve dois momentos diferentes. Os sul-coreanos começaram bem. Empurraram os ganeses para trás, mas não abriram o placar.

A grande realidade é que a Coreia do Sul apresentou os mesmo problemas do jogo de estreia. Consegue ir bem até a entrada da área. A partir dali falta tranquilidade para terminar bem os ataques. Apesar da boa ocupação de espaços, da rápida circulação da bola e dos movimentos bem coordenados, o time acaba não criando tantas chances reais quanto o volume que tem poderia supor. Gana fez um bom trabalho defensivo!

Mesmo um pouco confusos para acertar a marcação no setor de meio-campo e pelos flancos, o que gerava chegadas perigosas aos asiáticos pelos flancos, os africanos protegeram a área com muita competência. Salisu, zagueiro que já se destacava neste ponto, foi ao ataque e abriu o placar para a sua seleção aos 23', aproveitando uma bola mal cortada pela defesa adversária. O tento mudou a configuração da partida.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Coreia do Sul e Gana iniciaram o duelo válido pela 2ª rodada do Grupo H da Copa do Mundo 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

A ducha de água fria que caiu sobre a cabeça dos sul-coreanos fez com que os ganeses passassem a dominar as ações. Mais firmes na marcação, tiveram mais a bola, e a qualidade do quarteto ofensivo entrou em ação. André e Jordan Ayew se aproximavam em boas articulações pela esquerda. Kudus e Partey pela direita. Os laterais se soltaram. E Iñaki Williams dava trabalho com bons movimentos.

Agora era a Coreia que estava nas cordas, e diante de um time muito mais preciso quando chegava ao gol. Tanto que o segundo saiu aos 33'. Jordan Ayew recebeu pela esquerda e cruzou na área. Kudus infiltrou entre o quarto-zagueiro e o lateral-esquerdo para raspar de cabeça e ampliar. Impressionante como Gana saiu de um time dominado até abrir o placar, a dona do jogo sem correr riscos na sequência.

A Coreia voltou a ocupar o campo de ataque no 2º tempo. Na Sang-Ho e Lee Kang-In entraram. Gana, por sua vez, trocava ataques e seguia mais perigosa. O jogo estava aberto e agradável. Lee Kang-In retomou uma bola de Lamptey ao lado da grande área aos 12 minutos e cruzou na medida para Cho Gue-Sung se antecipar a Salisu e marcar.

02 - Alex Grimm/Getty Images - Alex Grimm/Getty Images
Guesung Cho marcou dois gols para a Coreia do Sul na partida contra Gana
Imagem: Alex Grimm/Getty Images

A empolgação tomou conta dos sul-coreanos, e o empate veio na sequência. Son serviu Kim Ji-Su pela esquerda e ele cruzou na segunda trave, novamente Cho Gue-Sung mostrou muito tempo de bola área e subiu mais que Mensah para marcar em uma cabeçada fulminante. Explorar a bola aérea para seu centroavante acabou com o problema de terminar as jogadas de maneira imprecisa.

O problema é que o sistema defensivo mais uma vez mostrou-se frágil aos 23'. Gana trocou passes com facilidade a partir de Partey. Mensah recebeu em profundidade pela esquerda e cruzou. Williams furou e Kudus bateu de chapa para marcar. Desesperada para empatar, a Coreia do Sul se lançou com tudo ao ataque e esbarrou no zagueiro Atl-Zigi fez duas grandes defesas. Salisu também tirou uma bola em cima da linha.

A pressão foi forte e organizada, mas não alterou o placar do jogo. O time asiático vai ter que vencer Portugal na última rodada se quiser ter alguma chance de classificação. Gana encara o Uruguai, naquele que deve ser o duelo pela segunda vaga nas oitavas de final.