Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Igor Vinícius é primordial no São Paulo de hoje

Igor Vinícius, lateral do São Paulo - Paulo Pinto/SaoPauloFC/Flickr
Igor Vinícius, lateral do São Paulo Imagem: Paulo Pinto/SaoPauloFC/Flickr

Colunista do UOL

18/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A história do futebol está repleta de casos assim. Jogadores que por terem desempenho abaixo da média por um período são basicamente perseguidos pela torcida, mas se recuperam e se tornam peças fundamentais às equipes. O São Paulo da atualidade assiste tal fenômeno acontecer com Igor Vinícius. De detestado por dez entre dez tricolores, virou um dos caras mais importantes do time.

O lateral chegou ao Tricolor em 2019. Foi revelado pelo Santos três anos antes, mas ganhou sequência no Ituano e na Ponte Preta. Chamou a atenção do São Paulo ao se destacar pela Macaca na Série B de 2018. Desde que chegou mostrou-se um jogador de ímpeto ofensivo e personalidade, mas grandes problemas de leitura defensiva e tomadas de decisão no ataque. Aos poucos cresceu. Evoluiu com o convívio dentro do clube e diferentes treinadores.

Já em 2020 teve bons momentos como reserva de Juanfran. Em 2021, mesmo com oscilações, venceu a maioria dos duelos por titularidade com Orejuela e parecia relegado à reserva com a chegada de Rafinha na atual temporada.

A questão é que o camisa 13 atualmente não chega perto de oferecer a volúpia necessária a um atleta do setor quando a equipe atua com três defensores. Igor tem executado isso bem. Aos 25 anos, conseguiu amadurecer em aspectos importantes para errar menos. Segue agressivo no momento ofensivo e cresceu no entendimento da melhor jogada a ser feita. Na parte defensiva, tem se posicionado melhor e não dado tantos ''botes'' no vazio, como fazia.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números que comprovam a evolução de Igor Vinícius nesta temporada
Imagem: Fonte: Opta

O resultado é uma titularidade que neste momento parece absoluta. Em todos os principais jogos recentes do Tricolor, Igor Vinícius iniciou em campo, e sempre com o esquema de três zagueiros adotado. A última vez que fez a função de lateral-direito numa linha de quatro defensiva foi no jogo contra o Everton, do Chile, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, em maio.

Os números desta temporada são os melhores da carreira. Já fez quatro gols e deu seis assistências. O detalhe é que boa parte destas participações diretas em tentos foram obtidas recentemente. Somente nos últimos 30 dias foram três assistências e dois gols.

Observando com atenção as estatísticas também é perceptível o crescimento. As decisões mais bem tomadas aparecerem com clareza. Acerta mais cruzamentos, perde menos gols, cria mais chances e desperdiça menos bolas a cada jogo.

A subida de produção aconteceu num momento importante para a carreira do jogador. Tinha contrato até o final do ano com o São Paulo e, como se mostrou fundamental, conseguiu a renovação até o fim de 2025. Manter a crescente é primordial para cair de vez nas graças da torcida e se transformar em um dos principais jogadores do time. Ceni tem uma potente arma pela direita.