Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cobiçado na Europa, Bremer merece chance na seleção

Zagueiro Bremer comemora gol marcado pelo Torino no Campeonato Italiano - NurPhoto/NurPhoto via Getty Images
Zagueiro Bremer comemora gol marcado pelo Torino no Campeonato Italiano Imagem: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

Colunista do UOL

19/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O zagueiro Bremer está prestes a mudar de clube no futebol italiano. Desejado por Internazionale e Juventus, ele passou as últimas quatro temporadas defendendo o Torino. Se destacou em três delas e não seria nenhum absurdo pensar nele como o ''último elemento'' do quarteto de zagueiros que Tite deve levar para o Qatar. Chama a atenção, aliás, o fato de não ter sido convocado ainda.

Bremer passou pelas divisões de base do Desportivo Brasil e do São Paulo antes de se profissionalizar pelo Atlético Mineiro, em junho de 2017. Tinha 20 anos quando deixou o banco de reservas para atuar cinco minutos num duelo entre o Galo e a Chapecoense, no Brasileirão daquele ano. Fez 15 jogos na temporada, 13 como titular, e começou a mostrar suas qualidades.

Na temporada seguinte, entrou em campo como titular em outras 16 das 18 partidas que fez no alvinegro, antes de ser vendido por R$ 24 milhões em julho de 2018. Pouco jogou no primeiro ano de Torino, mas virou titular absoluto da equipe desde meados de 2019. Já são 110 jogos oficiais disputados e 13 gols marcados pelo Granata. Ótima média de tentos para um zagueiro.

A especialidade dele, porém, não é exatamente esta. A bola aérea, por mais que não esteja no nível dos principais zagueiros europeus, é uma das virtudes. Tem 1,88 m e muita imposição física. Por ser um atleta com explosão e capacidade de antevisão das jogadas, não evita o confronto com os atacantes, mas também cresceu no posicionamento na última linha. Se afoba menos. Pode fazer menos faltas.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Bremer na última temporada
Imagem: Fonte: Opta

Atuou nos dois lados do miolo de zaga, em linha de cinco ou linha de quatro, e deu boas respostas em todas as posições. Mesmo sendo destro, se sai bem pela esquerda. Não vai acrescentar a mesma qualidade de passe de Thiago Silva e Marquinhos na saída de bola, mas passa bem longe de comprometer.

O enfrentamento em que foi posto à prova nos últimos anos dá respaldo em relação ao nível que o Brasil terá como oponente no Mundial. Encarou diversos atacantes de classe na Série A e se destacou. Foi o sexto melhor jogador de linha no ranking de vitórias em bolas aéreas defensivas. Repetiu a posição entre os que mais interceptaram bolas na competição. Tudo isso em uma equipe de nível mediano.

Éder Militão, Marquinhos e Thiago Silva, salvo alguma lesão, estão garantidos entre os 26 jogadores que defenderão o Brasil na Copa. Gabriel Magalhães, Felipe, Diego Carlos, Léo Ortiz, Lucas Veríssimo e Rodrigo Caio seriam outros postulantes a esta quarta vaga. Bremer não deve nada a nenhum deles. Parece mais pronto neste momento.