Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Erison é o melhor finalizador do Brasileirão 2022

Colunista do UOL

24/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

São apenas sete rodadas de Campeonato Brasileiro. Muita coisa ainda vai acontecer. Jogadores vão crescer e cair de produção, mas uma coisa já é certa para o torcedor alvinegro. O Botafogo achou o centroavante! Erison tomou conta da posição de uma forma que seria difícil de se imaginar, e o alto aproveitamento de seus arremates tem gerado pontos ao Glorioso.

Escrevi aqui, em janeiro, do acerto da contratação alvinegra, mas o atacante vem alcançando um desempenho acima do esperado. São 13 gols em 20 jogos com a camisa do Botafogo. Cinco deles no Brasileirão. Deu também três assistências no ano, uma na maior competição nacional.

Um fator que chama a atenção é o caráter decisivo de seus gols. Há muitos atacantes com boa média, mas que geralmente não aparecem com tentos nos momentos mais críticos. Os famosos ''gols que geram pontos'' são uma especialidade de Erison. É o primeiro gol de uma vitória por 3x1. O empate num 2x2 e etc.

Em seis jogos dos 20 disputados por ele, o Botafogo alcançou a pontuação através de um gol de Erison. Os confrontos contra Vasco, Audax e Fluminense pelo Estadual. E as partidas diante de Flamengo, Ceará e América Mineiro. O fato de ter sido contundente diante dos três rivais cariocas é mais um atrativo para ter caído nas graças do torcedor alvinegro.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Erison em 2022
Imagem: Fonte: Opta

São 76% de eficiência nas conclusões. A cada dez vezes que finaliza, em sete a bola vai no rumo alvo. Um dado muito bom! O segundo colocado, por exemplo, o centroavante Léo Gamalho tem 10% a menos de eficiência. Para se ter ideia, Hulk tem 42% de eficiência. Calleri tem 60%, Bruno Henrique 50%, e Gabigol 30%. Todos eles no Brasileirão 2022.

Isso acontece com menos oportunidades de finalizar do que a grande maioria de seus concorrentes. Erison não aparece nem entre os 30 jogadores que mais finalizam em média por jogo no atual Campeonato Brasileiro. A dedução óbvia é: se o Botafogo conseguir produzir mais chances e colocar o seu centroavante em condições de finalizar, fatalmente fará mais gols.

Outro dado bem relevante para se avaliar o poder letal de um atacante é a taxa de conversão em chances reais de gol. A cada duas oportunidades claras, Erison ''guarda'' uma. 50% de aproveitamento. Mais uma estatística de alto valor! Hulk tem 44%, Gabigol 29%. Personalidade e concentração para contribuir decisivamente, mesmo quando não é acionado com tanta frequência.

Força nos duelos, potência para arrastar zagueiros em distâncias médias e curtas, imposição na área e chutes certeiros com sua canhotinha. Erison tem apenas 23 anos e ainda pode acrescentar novas valências ao seu jogo. Crescer o refinamento técnico para ter precisão em espaços curtos. Se encaixar melhor em tabelas e triangulações nesta realidade. Mas já oferece muito ao Botafogo.