PUBLICIDADE
Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Palmeiras joga o melhor futebol do momento no Brasil

Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodrigo Coutinho

Rodrigo Coutinho é jornalista e analista de desempenho. Acredita que é possível abordar o futebol de forma aprofundada e com linguagem acessível a todos.

Colunista do UOL

12/11/2021 13h37Atualizada em 12/11/2021 13h39

Num calendário extremamente desgastante e repleto de altos e baixos das equipes, até mesmo as de maior investimento, o Palmeiras se destaca num recorte mais recente. Abel Ferreira aprimorou a organização ofensiva da equipe, encontrou um ótimo encaixe com Scarpa, Dudu e Veiga, conseguiu mais segurança defensiva, e o alviverde subiu no Ranking de Desempenho com mais uma excelente atuação pelo Brasileirão.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho do Brasileirão até a 31ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado —que pode ocorrer por muitas variantes no futebol— a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre a vitória do Imortal
Imagem: Rodrigo Coutinho

Vitória justa e importante do Grêmio na abertura da rodada, em Porto Alegre. Foi superior ao Fluminense em basicamente o jogo todo. Começou de forma muito agressiva e criou oportunidades, mas desperdiçou em virtude do nervosismo. O Fluminense conseguia levar algum perigo em contra-ataques e passou a trabalhar mais a bola na reta final do 1º tempo. Na 2ª etapa, Diego Souza fez o gol da vitória. O time carioca não teve organização para criar quando o Grêmio se fechou e não foi contundente na defesa.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Furacão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Predomínio do Athlético na maior parte do tempo e a certeza que o time vai encorpando novamente ao se aproximar da decisão da Copa Sul-Americana. Teve 30 minutos iniciais de total controle e imposição diante do Ceará. Criou boas oportunidades, mas só foi abrir o placar já na reta final da 1ª etapa, quando o Vozão havia melhorado um pouco e deu espaços para os contra-ataques. O alvinegro manteve a agressividade e empatou depois do intervalo, mas o Furacão fez jus ao seu melhor desempenho e buscou a vitória com Pedro Henrique.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Galo amassou o Timão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Total domínio do Galo ao longo dos 90 minutos. O Corinthians se mostrou defasado em relação adversário em basicamente tudo. Taticamente sem condições de criar, tecnicamente abaixo da média, fisicamente sem intensidade, e mentalmente sem atitude e confiança. O Atlético especulou com a proposta corintiana durante boa parte do jogo, e só administrou a partir do momento em que garantiu a vantagem no placar com Diego Costa, que foi o melhor em campo.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Peixe
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um tempo dominado por cada equipe na Vila Belmiro, mas o Santos foi contundente nas oportunidades que teve. Começou a partida mais agressivo. Se impondo e mostrando boa movimentação ofensiva. O Red Bull Bragantino novamente esteve bem abaixo em concentração e intensidade. Só foi retomar o seu comportamento padrão na 2ª etapa, quando já perdia por 1x0. Chegou a criar bons ataques até metade do tempo final, mas o Peixe se fechou bem e evitou o empate. Carlos Sanchez ainda marcou de pênalti no fim.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Palmeiras novamente teve o melhor desempenho da rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Não há uma equipe jogando melhor que o Palmeiras nas últimas semanas em solo brasileiro. O Verdão provou mais uma vez o seu crescimento coletivo e o encaixe das peças titulares com uma goleada tranquila sobre o Atlético Goianiense. Seja em contra-ataques, bolas roubadas no campo rival em pressões bem coordenadas, ou em ataques bem elaborados, o time de Abel Ferreira produziu bastante, sobretudo no 1º tempo, e mereceu a margem de gols. O Dragão até tentou jogar e chegou a assustar nos primeiros minutos, mas não aguentou.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como foi o clássico em Caxias do Sul
Imagem: Rodrigo Coutinho

O clássico gaúcho disputado em Caxias do Sul foi um dos melhores jogos da rodada, principalmente pelo 1º tempo repleto de oportunidades de gol, mas incrivelmente encerrado em 0x0. As duas equipes foram agressivas. O Juventude mais tempo com a bola, e o Colorado perigoso em organizados contra-ataques. Marcelo Lomba evitou que o time da casa abrisse o placar antes, mas acabou superado junto com sua equipe na sequência. O Inter diminuiu e chegou perto de empatar nos acréscimos, mas os anfitriões foram mais regulares.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do empate no Castelão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Os tricolores fizeram uma partida de muita dificuldade para criar chances de gol. O Fortaleza teve um funcionamento ofensivo mais fluido, abriu o placar e poderia ter ampliado na sequência, mas recuou demais nos últimos 20 minutos e acabou punido com um lindo gol de falta de Benitez. O time paulista voltou a ter um comportamento apático taticamente. Lutou em busca do resultado, tentou reter mais a bola, mas faltou repertório de jogadas e imposição na frente.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Jogo emocionante em Pernambuco
Imagem: Rodrigo Coutinho

Embate emocionante e repleto de transformações na Arena Pernambuco. O América começou muito bem. Mais organizado que o Sport, abriu 2x0 e tinha um homem a mais em campo. O excesso de controle acabou fazendo o Coelho relaxar. O Leão, por sua vez, mesmo com dez homens desde a metade do 1º tempo, não deixou de lutar, e se aproveitou para buscar o empate com muita raça. Mikael fez um belo jogo de imposição. O América se concentrou novamente na partida e acabou vencendo no fim.

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A arbitragem roubou a cena no Maracanã
Imagem: Rodrigo Coutinho

Impossível contar a história do duelo que encerrou a rodada no Maracanã e não citar o erro absurdo da arbitragem, ao validar um pênalti inexistente ainda no 1º tempo, mesmo após consulta ao VAR. O Flamengo pressionava até então, mas novamente fazia um jogo de pouca criatividade. O Bahia se fechava e errava bastante nas puxadas de contra-ataque. Acabava não levando perigo naquilo que se propôs a fazer. Com as expulsões de dois jogadores do Bahia e um do Flamengo, sobrou espaço no gramado, e o rubro-negro construiu o placar.

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Brasileirão após a 31ª rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Três mudanças na equipe em relação a última rodada. Cleiton teve atuação discreta contra o Santos e acabou perdendo o posto para Keiller, que faz um excelente campeonato na lanterna Chapecoense. Gustavo Scarpa jogou demais contra o Atlético Goianiense e ultrapassou Raphael Veiga, seu companheiro de equipe. Ainda se igualou a Edenilson, que não fez um bom jogo diante do Juventude. Andreas Pereira surge pela primeira vez na Seleção. Foi bem diante do Bahia e coroa o bom campeonato que faz, desbancou Lucas Kal.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL