PUBLICIDADE
Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Os detalhes da 26ª Rodada e o Ranking de Desempenho

Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodrigo Coutinho

Rodrigo Coutinho é jornalista e analista de desempenho. Acredita que é possível abordar o futebol de forma aprofundada e com linguagem acessível a todos.

Colunista do UOL

15/10/2021 05h29

O Brasileirão 2021 entra em sua reta final com algumas certezas. Atlético Mineiro e Flamengo confirmam que vão brigar pelo título. Fortaleza e Red Bull Bragantino estão cada vez mais fortes na luta pela vaga direta na Libertadores. O Palmeiras segue caindo, o Corinthians e o Internacional subindo. E o Grêmio vai lutar contra o rebaixamento até o fim.

Um resumo de todos os jogos da 26ª rodada e atual situação da competição sob a ótica do Ranking de Desempenho.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho do Brasileirão após a 26ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado —que pode ocorrer por muitas variantes no futebol— a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A grande atuação do Massa Bruta
Imagem: Rodrigo Coutinho

O jogo de abertura da rodada mostrou mais uma vez o quanto o Red Bull Bragantino é organizado. Teve Eric Ramires expulso de forma injusta aos 30' do 1º tempo, mas manteve-se melhor em campo. Não deixou de atacar quando teve a bola, se instalou com organização no campo, criou, e não sofreu em seu sistema defensivo. Seguiu focado e intenso, e enfrentou um Atlético Goianiense que marcou bem até ficar com um homem a mais, mas não conseguiu encaixar contra-ataques e nem criar depois que teve superioridade numérica.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O empate na Fonte Nova não refletiu exatamente o que foi o jogo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Jaílson foi o grande responsável pela manutenção do 0x0 no placar do confronto entre Bahia e Palmeiras, em Salvador. Depois de um 1º tempo em que o Verdão foi superior, mas pouco criativo mais uma vez, o Tricolor adiantou a marcação e passou a roubar bolas dentro do campo de ataque, desestabilizando o time paulista e aumentando a cada minuto o ímpeto ofensivo. Teve algumas chances reais de gol e o goleiro palestrino terminou como o destaque da partida.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de mais uma vitória do Galo
Imagem: Rodrigo Coutinho

Vitória muito importante para o Galo. Primeiro pela manutenção da liderança. Segundo por triunfar sem Hulk. E terceiro por ter conseguido achar uma forma de vencer uma partida por vias alternativas, já que não vinha conseguindo criar e ter boa atuação até empatar no 2º tempo. O Santos se defendia bem até então. Mesmo com dificuldades para atacar, abriu o placar com Raniel. O Galo contou com ótimas entradas de Calebe e Nacho Fernandez, e foi extremamente eficiente na bola parada aérea ofensiva. Assim virou!

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Flamengo dominou o Juventude
Imagem: Rodrigo Coutinho

A torcida pediu e o time do Flamengo atendeu. Com outra atitude em campo, o rubro-negro amassou o Juventude no 1º tempo, enfiou 3x0 com grande atuação de Andreas Pereira e Kenedy, e se deu ao luxo de apenas administrar na 2ª etapa. Chegou a levar um gol de William Matheus, mas nada que tirasse o brilho da vitória conquistada à base de muito ímpeto ofensivo, intensidade nas pressões pós-perda, e agressividade para se impor nos diferentes momentos do jogo. O Juventude marcou muito mal. Só foi competitivo depois do intervalo.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do empate entre Chape e Furacão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Chapecoense e Athlético empataram por 1x1 no Oeste de Santa Catarina, mas o jogo poderia ter facilmente acabado com mais gols. O duelo foi muito pegado e aberto na maior parte do tempo. Por mais que o Furacão tenha ficado com a bola quase que na totalidade da partida, a Chapecoense foi mais certeira em contra-ataques, aproveitando algumas falhas defensivas do rubro-negro. Organizado ofensivamente, faltou um pouco mais de contundência ao time de Alberto Valentim. Buscou o empate no fim, mas precisa render mais.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Fortaleza sobre o Grêmio
Imagem: Rodrigo Coutinho

Partida aberta, repleta de boas ações ofensivas, principalmente por parte do Fortaleza, mas apenas um gol. Yago Pikachu foi decisivo no fim, aproveitando belo passe de Romarinho, que entrou muito bem. O Leão repetiu a produção ofensiva de diversos jogos desta temporada. Faltou um pouco mais de tranquilidade para finalizar e compactação defensiva em alguns momentos. O Grêmio conseguiu fazer um jogo parelho até os 30 minutos do 1º tempo, mas depois sucumbiu e só chegou em contra-ataques. Faltou mais contundência e confiança.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o fraco jogo na Neo Química Arena
Imagem: Rodrigo Coutinho

Pouca criatividade e intensidade abaixo da média. Assim foi a vitória do Corinthians sobre o Fluminense, em São Paulo. O time da casa até conseguiu ficar mais tempo com a bola no campo de ataque, mas teve uma circulação lenta, movimentos pouco efetivos, e excesso de cruzamentos para a área. Venceu pela maior capacidade individual e por um cochilo da defesa tricolor, justamente em um desses cruzamentos. O time carioca foi até um pouco mais perigoso na 1ª etapa ao jogar nos contra-ataques, mas não aproveitou as chances.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Colorado bateu o Coelho
Imagem: Rodrigo Coutinho

Confronto de boas alternativas táticas e intensidade alta no Beira-Rio. O América começou melhor. Jogou com desenvoltura dentro do campo do Inter nos primeiros 20 minutos. Sofreu o gol, mas empatou logo na sequência. Aos poucos o Colorado foi neutralizando as ações do Coelho, equilibrou o duelo, e passou a jogar melhor no 2º tempo. Botou mais a bola no chão após o intervalo, fez menos ligações diretas, e empurrou os mineiros pra trás. Patrick viveu noite decisiva e fez as pazes com a torcida. O Colorado segue subindo!

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do bom jogo no Morumbi
Imagem: Rodrigo Coutinho

Apesar da demora do Ceará em repor as bolas paradas, o que fez com que os 90 minutos tivessem pouco tempo de bola em jogo, o Morumbi presenciou um duelo cheio de oportunidades. O São Paulo criou mais e não seria exagero se saísse com a vitória. A estreia de Rogério Ceni no comando técnico deixou ótima sensação quanto a agressividade do time com a bola. O Tricolor pecou na parte defensiva, deu alguns espaços, e principalmente nas finalizações. O Ceará fez o jogo que sabe. Forte nos contra-ataques, bolas paradas e diretas.

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Dourado sobre o Leão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um tempo de domínio para cada equipe na Arena Pantanal. O Cuiabá tomou a iniciativa de atacar e manteve a posse de bola por mais tempo até marcar o seu gol na 2ª etapa, mas foi o Sport que levou mais perigo antes do intervalo. Bem postado na defesa e explorando os contra-ataques com inteligência, o Leão chegou perto de abrir o placar. O problema é que afrouxou a marcação com o passar dos minutos e o Dourado contou com boas entradas de Felipe Marques, Élton e Cabrera, determinantes para a construção do gol da vitória.

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos. Em função disso, Gabigol ainda não consegue integrar o selecionado.

12 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Brasileirão após a 26ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Segue a disputa acirrada na lateral-direita. Depois de ficar uma rodada fora, Yago Pikachu retomou o lugar que foi de Aderlan após a 25ª rodada. Fez o gol da vitória do Fortaleza contra o Grêmio e recebeu a nota 6,5. Tem um décimo só de vantagem para o lateral do Red Bull. Destaque para a subida na média de Nacho Fernandez, que recebeu uma nota 8 contra o Santos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL