PUBLICIDADE
Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Galo e Fla devem 'monopolizar' briga pelo título brasileiro

Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodrigo Coutinho

Rodrigo Coutinho é jornalista e analista de desempenho. Acredita que é possível abordar o futebol de forma aprofundada e com linguagem acessível a todos.

Colunista do UOL

14/09/2021 04h00

Atlético Mineiro e Flamengo seguem em franco crescimento e mantendo a regularidade, fator primordial para conquistar um campeonato de pontos corridos e o que permeia o sentido do Ranking de Desempenho do Brasileirão. Se ainda estão abaixo do Fortaleza, muito pela questão dos jogos a menos, continuam diminuindo a vantagem para o líder, que caiu de produção nas últimas quatro rodadas. O Palmeiras não tem dado mostras que seguirá a batida de rubro-negros e alvinegros.

13 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 20ª rodada. Cada asterísco equivale ao número de jogos atrasados das equipes
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado —que pode ocorrer por muitas variantes no futebol— a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Coelho bateu o Furacão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Vitória de imposição do América sobre o Athletico na abertura da rodada, no Independência. O Coelho teve um apetite voraz na parte ofensiva. Mesmo errando em muitas conclusões ou se precipitando nas proximidades da área, teve volume ofensivo desde o primeiro minuto e pressão pós-perda bem eficaz no campo de ataque. Construiu o placar na 2ª etapa. Ademir, Juninho e Lucas Kal foram os destaques. Zárate entrou bem. O Furacão foi um time com pouca intensidade e sem confiança. Marcou de forma permissiva.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre a vitória do Cuiabá sobre o Juventude
Imagem: Rodrigo Coutinho

Os erros individuais defensivos do Juventude, somados a eficiência do Cuiabá para balançar as redes, decidiram o confronto no Alfredo Jaconi. A equipe da casa teve mais a bola, se instalou no campo de ataque, mas encontrou dificuldades para ganhar profundidade e ocupar a área com mais jogadores. Os visitantes foram extremamente precisos. Jogaram no contragolpe e criaram pouco, mas o suficiente para forçar equívocos da retaguarda gaúcha e vencer a partida. Guilherme Castilho e Jenison foram os destaques.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre a primeira vitoria da Chape no Brasileirão 2021
Imagem: Rodrigo Coutinho

A primeira vitória da Chapecoense no Brasileirão 2021 foi suada e no último minuto, mas fez justiça ao que foi o jogo contra o Red Bull Bragantino no interior paulista. A equipe de Santa Catarina mostrou-se firme na marcação, mas não se eximiu de jogar. Se instalou no campo de ataque e foi agressiva com a bola quando conseguiu. O time da casa teve poucos momentos de destaque. Pareceu a todo momento desconcentrado e com intensidade mais baixa que o costume. Mike e Anselmo Ramon foram os destaques.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O que levou Santos e Bahia a empatarem na Vila Belmiro
Imagem: Rodrigo Coutinho

Um tempo de predomínio para cada equipe na Vila Belmiro. O Bahia foi bem superior na 1ª etapa. Seja em contra-ataques ou ligações diretas, mostrou mais organização coletiva que o Peixe e perdeu três boas chances de abrir o placar. Esteve seguro defensivamente também, algo que se repetiu nos 45 minutos finais. O Santos, porém, melhorou. No primeiro jogo sob o comando de Fabio Carille, não teve fluência ofensiva, mas aumentou a movimentação para fazer frente ao Esquadrão depois do intervalo. No cômputo geral, o Bahia foi melhor.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Grêmio bateu o Ceará
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Grêmio dominou inteiramente o duelo contra o Ceará e venceu a partida realizada na manhã de domingo em sua Arena. O Tricolor marcou forte a saída de bola adversária nos primeiros 30 minutos, impediu a progressão dos cearenses, que quando se soltaram acabaram dando espaços na defesa. O Imortal aproveitou! Na 2ª etapa protegeu bem a sua área e correu poucos riscos. O Vozão foi um time inoperante em todas as fases do jogo. Marcou com pouca contundência na estreia de Tiago Nunes. Diego Souza se destacou.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da grande vitória de virada do Flamengo sobre o Palmeiras
Imagem: Rodrigo Coutinho

Vitória de superação e mais uma demonstração de força do Flamengo. Mesmo fora de casa e repleto de desfalques, o rubro-negro bateu de virada o Palmeiras. O time carioca buscou se impor com a bola desde o início. Saiu atrás no placar e empatou na sequência, mas foi muito pressionado após a saída de Arrascaeta por lesão. O Verdão empurrou o rubro-negro até levar o segundo gol na etapa final, mas mostrou-se desconcentrado na parte defensiva e a intensidade oscilou. Michael foi o craque do jogo.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Galo sobre o Leão do Pici
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Atlético Mineiro soube superar a forte marcação feita pelo Fortaleza no 1º tempo e construiu mais uma vitória fora de casa no Brasileirão. Voltou do intervalo um pouco mais criterioso para trabalhar a bola, e viu o Leão do Pici perder a intensidade logo depois do gol marcado por Zaracho. Novamente se defendeu muito bem e foi perigoso ao roubar a bola e acelerar. O Fortaleza não teve uma construção ofensiva fluida. Até fez uma boa marcação na saída de bola do Galo na 1ª etapa, mas não manteve a pegada inicial.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o empate entre Dragão e Timão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Duelo de virtudes e defeitos muitos parecidos entre Atlético Goianiense e Corinthians. As duas equipes mostraram boa capacidade de circulação de bola no meio-campo, conseguiam superar as pressões adversárias em suas saídas, tiveram intensidade e concentração, mas pecaram nas proximidades da área. Seja pela ausência de movimentos coletivos para gerar espaços, seja pelos erros técnicos e de decisão. Gabriel Pereira abriu o placar em bela jogada, mas os paulistas recuaram muito e o Dragão buscou o empate no fim.

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Fluminense bateu o São Paulo no duelo de Tricolores
Imagem: Rodrigo Coutinho

Outro jogo de pouca criatividade e muita marcação nesta rodada aconteceu no Maracanã. O Fluminense bateu o São Paulo e segue a sua recuperação, mas as duas equipes tiveram muita dificuldade para produzir ofensivamente. Foram lentas e previsíveis na circulação da bola. Tiveram poucos ataques coordenados à profundidade. Um prato cheio para as defesas organizadas. O São Paulo se expôs mais na 2ª etapa e foi punido no contra-ataque. Miranda não foi bem. O Tricolor Paulista melhorou com as entradas de Rigoni e Rodrigo Nestor.

12 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Inter venceu na Ilha do Retiro
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Inter venceu o Sport no encerramento da rodada, na Ilha do Retiro, mas novamente deixou a sensação de não ter progredido como imaginado. Abriu o placar cedo e controlou o 1º tempo com tranquilidade, mas não foi agressivo ao retomar a bola. Administrou o ritmo sem criar e foi botando um desorganizado Leão no jogo. Na 2ª etapa o time da casa melhorou com algumas mexidas e chegou bem perto de empatar. O Colorado até despertou na reta final e criou dois bons contra-ataques, mas foi uma equipe sem ambição e acomodada.

Seleção do Campeonato

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos. Em função disso, Gabigol ainda não consegue integrar o selecionado.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Brasileirão após 20 rodadas
Imagem: Rodrigo Coutinho

A consolidação do Galo na liderança do Brasileirão colocou mais dois jogadores da equipe na Seleção do Brasileirão. Junior Alonso ganhou 6,5 contra Fortaleza e ultrapassou Tinga. Forma a dupla de zaga ao lado de seu companheiro de clube. Guilherme Arana também levou um 6,5 e deixou Lucas Crispim pra trás. São seis atletas do Atlético Mineiro agora. Na meta, Cleiton superou Fernando Miguel, mesmo com a derrota do Bragantino para a Chapecoense.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL