Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Bragantino não deve ser 'cavalo paraguaio' no Brasileirão 2021

Colunista do UOL

06/07/2021 02h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Toda vez que um clube de menor ascendência nacional lidera as primeiras rodadas do Brasileirão, temos a tendência de achar que é ''fogo de palha'', que o bom rendimento não durará muito. Há muitos casos deste tipo nos últimos anos, mas em 2021, o Red Bull Bragantino vem mostrando que pode passar bem longe desta regra. Organizado dentro e fora de campo, o Massa Bruta sabe o que fazer em todas as fases do jogo e teve mais uma boa exibição na rodada. Segue liderando o Ranking de Desempenho e dá mostras que se manterá no pelotão de elite até o fim.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O Ranking de Desempenho após a 9ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado - que pode ocorrer por muitas variantes no futebol - a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Athlético e Fortaleza fizeram o melhor jogo da rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Athlético e Fortaleza fizeram um grande jogo na abertura da rodada, em Curitiba. Um tempo dominado por cada equipe, mas as duas buscando o ataque de forma organizada e corajosa, sem especular ou forçar só o erro do oponente. O Furacão começou muito bem. Fez 2x0 antes dos dez minutos e isso acabou sendo a diferença para o placar. Criou outras oportunidades na 1ª etapa. O Leão, que demorou a acordar, foi aos poucos se estabelecendo no ataque e controlou o 2º tempo. Até poderia ter empatado se tivesse um pouco mais de contundência nas finalizações.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Coelho sobre o Peixe
Imagem: Rodrigo Coutinho

O América foi um time resiliente e preciso para vencer o Santos na noite de sábado, em Belo Horizonte. Suportou a forte pressão que o Peixe fez até a metade do 1º tempo, e foi levando perigo aos poucos em contra-ataques, ou após as ligações diretas bem endereçadas a Ribamar. O time paulista seguiu o seu ímpeto ofensivo, mas sem tanta presença na área e cometendo alguns erros em transições defensivas. Faltou ser mais contundente e finalizar melhor.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre o empate entre o Timão e o Colorado
Imagem: Rodrigo Coutinho

Corinthians e Internacional bem que tentaram, não se omitiram de buscar o ataque na maior parte dos 90 minutos, mas novamente mostraram-se irregulares na hora de criar diante de uma defesa fechada. O Timão se saiu um pouco melhor. Até por ter começado atrás no placar, passou o 2º tempo inteiro sendo mais efetivo no ataque, melhorou com as entradas de Luan e Araos, e teve mais ímpeto de uma forma geral. O Colorado foi um time organizado, mas sem muita fluidez no ataque. Fez uma 2ª etapa abaixo da 1ª.

04 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como o Bahia venceu a Chapecoense
Imagem: Rodrigo Coutinho

Vitória natural do Bahia diante da Chapecoense em Santa Catarina. O Tricolor teve um início de jogo bem sonolento e com dificuldades em virtude de titulares poupados no setor ofensivo. Aos poucos a equipe foi encaixando e criou chances ainda no 1º tempo. Com a entrada de Gilberto ganhou contundência e fez dois gols em sequência. O Verdão do Oeste só conseguiu incomodar o Bahia depois da entrada de Perotti, e teve dois gols bem anulados, mas foi um time sem criatividade novamente.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes do FlaxFlu vencido pelo Tricolor
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Fluminense conseguiu se recuperar no campeonato fazendo um jogo de muita resiliência contra o Flamengo. O rubro-negro dominou de forma maciça o 1º tempo, pecou em algumas finalizações, mas esbarrou em uma área muito bem protegida pela dupla de zaga tricolor. O Fluminense estava sufocado pela pressão pós-perda do Flamengo e só começou a mudar o cenário depois de algumas mexidas de Roger Machado e da queda física do rival. Foi melhor nos últimos 20 minutos e marcou o gol da vitória no fim.

08 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Sport e Palmeiras
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Palmeiras teve um rendimento suficiente para bater o frágil time do Sport pela contagem mínima. Marcou forte no campo de ataque no 1º tempo, fez boas pressões pós-perda também, e criou grande parte de suas chances desta forma. Em fase ofensiva, ficou devendo mais uma vez. O péssimo gramado também atrapalhou. O time da casa sofreu com isso e com suas limitações técnicas e táticas para atacar. Depois que o Verdão se retraiu, não produziu basicamente nada.

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Tudo sobre a vitória do Massa Bruta no Morumbi
Imagem: Rodrigo Coutinho

Duelo de bom nível e muito equilibrado no Morumbi. O Red Bull Bragantino foi de fato um pouco melhor que o São Paulo e acabou se sobressaindo na eficiência das finalizações. O Tricolor jogou mais do que vinha mostrando nas últimas partidas, mas o Massa Bruta apresentou um coletivo mais regular e confiante, o que foi determinante num jogo em que o domínio alternou entre as duas equipes. Artur novamente foi decisivo com golaço de fora da área.

07 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes de Cuiabá e Atlético Mineiro
Imagem: Rodrigo Coutinho

Vitória do Galo totalmente condicionada na qualidade individual de seus homens de frente. Coletivamente não teve uma boa atuação contra o Cuiabá, que chegou a quase abrir o placar no início do 1º tempo. Marcou o seu gol em um contra-ataque bem montado e depois se limitou a esperar um erro do time da casa para explorar os espaços com Hulk e Savarino. Muito pouco para a disparidade técnica entre os times. O Dourado lutou, mas também produziu pouco. Jogo monótono.

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Os detalhes da vitória do Ceará sobre o Juventude
Imagem: Rodrigo Coutinho

Depois de um 1º tempo insosso e com pouquíssimas ações de destaque na parte ofensiva, principalmente por parte do Ceará, a 2ª etapa no Castelão foi bastante movimentada. A começar pela postura agressiva do time da casa nos minutos iniciais. O efeito que não teve nos primeiros 45 minutos, provocou no tempo complementar e marcou dois gols em sequência. O Juventude, que até mostrou uma circulação de bola melhor, sucumbiu e ainda teve um jogador expulso na metade da etapa final. Vitória justa do alvinegro!

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Confira como o Dragão bateu o Tricolor
Imagem: Rodrigo Coutinho

O Grêmio bem que tentou se impor no encerramento da rodada, mas bateu de frente com um Atlético Goianiense mais organizado e equilibrado emocionalmente, e segue sem vencer no Brasileirão. Na derrota que culminou na esperada demissão de Tiago Nunes, o Imortal até conseguiu pressionar em boa parte do jogo, mas na base do ímpeto e do desespero, sem organização para furar o bom bloqueio defensivo do Dragão. O time goiano encontrou liberdade em alguns momentos para trocar passes e assustar o anfitrião. Em um desses ataques marcou o gol da vitória.

Seleção do Brasileirão

Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos.

13 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Seleção do Campeonato após a 9ª Rodada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Em comparação ao time da última rodada, duas mudanças. Na realidade dois retornos. Marcinho, na lateral-direita, e Fabricio Bruno, na zaga, substituem respectivamente Yago Pikachu e Tinga, ambos do Fortaleza. Artur segue com a melhor média de notas do Brasileirão. Nacho Fernandez, Hulk e Gustavo Scarpa vêm na sequência.