Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia do Brasileirão 2021 - Chapecoense

Colunista do UOL

28/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ''segundo time'' de quase todo brasileiro está de volta a Série A. Depois do rebaixamento em 2019, a Chapecoense venceu a Série B com uma grande campanha e apresentou números defensivos históricos. Apenas 21 gols sofridos em 38 rodadas. O técnico campeão, Umberto Louzer, foi para o Sport, e Mozart Batista dirigiria o Verdão na luta pela permanência, mas entrou em consenso com a diretoria e deixou o cargo depois de apenas oito partidas.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Chape do artilheiro Perotti
Imagem: Rodrigo Coutinho

Com um bom trabalho feito desde o ano passado, a Chapecoense certamente tem o menor orçamento da 1ª divisão. Perdeu seu treinador e jogadores importantes da última temporada, mas aposta na sobriedade para se reafirmar no cenário nacional. A grande força está no ataque. Anselmo Ramon, que fez grande Série B, e o jovem Perotti, um dos artilheiros do país em 2021, prometem incomodar bastante os times de maior investimento.

Mesmo com uma ótima defesa em 2020, a Chape não era só um time defensivo. Tinha organização para atacar. Mozart já vinha colocando em prática um plano mais ofensivo, o que causava certa curiosidade para ver como o time se portaria diante de adversários mais potentes tecnicamente e também fora de casa. Fica agora a expectativa sobre o nome do novo treinador e qual filosofia implementará.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
O provável time-base da Chape para a Série A
Imagem: Rodrigo Coutinho

O time tem apresentado algumas dificuldades para manter a compactação e a agressividade ao pressionar a bola. Varia bons e maus momentos neste aspecto, o que pode causar problemas na Série A. O nível técnico da equipe está aquém da grande maioria dos adversários. Então é necessário se proteger melhor. Destaque para jovens revelados pelo clube. Além do centroavante Perotti, o zagueiro Tiago Coser, o lateral-esquerdo Busanello, o meia Lima e o volante Ronei chamam a atenção.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Anselmo Ramon, destacado em amarelo, faz esse movimento constantemente, recua por dentro para ajudar na articulação. Volta até mais que os homens de lado. Perotti fica mais fixo na área
Imagem: Rodrigo Coutinho

A Chape tem duas formas de sair jogando. Quando o adversário adianta a marcação, faz uma saída com quatro homens alinhados e os dois volantes logo a frente. Quando o rival recua o bloco, puxa um dos volantes, geralmente Léo Gomes, para fazer a saída entre os zagueiros. Espeta os laterais no campo de ataque e os meias/pontas abrem o corredor para a ultrapassagem deles. A prioridade é trocar passes curtos e o time circula bem a bola. Olho em Anselmo Ramon, que oferece constantes apoios na intermediária e auxilia na construção ofensiva.

Como os gols saem

Fase ofensiva/ataque apoiado - 35%

Contra-ataque - 29%

Bola parada aérea - 20%

Bola roubada ou recuperada no ataque - 13%

Fase ofensiva/ataque direto - 3%

Como leva os gols

Transição defensiva - 53%

Bola parada/aérea - 26%

Fase defensiva - 14%

Falta direta - 7%