Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Guia da Série B 2021 - Ponte Preta

Colunista do UOL

27/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sem treinador definido até o fechamento deste texto e promovendo mudanças no elenco. É dessa forma que a Ponte Preta chega para o início da Série B 2021. Mais uma vez a Macaca não consegue se planejar adequadamente em uma temporada, e começa a competição mais importante do ano em desequilíbrio. Quer o acesso, mas será que se preparou para isso?

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
A Ponte tem em Moisés um destaque
Imagem: Rodrigo Coutinho

O time de Campinas não conseguiu se classificar para a segunda fase do Campeonato Paulista. Ficou em terceiro em sua chave, mas chegou na final do Torneio do Interior, uma espécie de ''troféu de consolação'', e foi derrotado pelo Novorizontino. Fabio Moreno acabou demitido do cargo de treinador e voltou a ser coordenador. Sandro Forner deve iniciar a campanha na Série B como técnico interino.

Lucas Cândido, volante ex-Vitória e Atlético-MG, o atacante Richard e o lateral-esquerdo ex-Cruzeiro, Rafael Santos, foram confirmados em um plantel que perdeu uma de suas forças ofensivas, o lateral Apodí, que foi para o Goiás. Yuri, Barreto, Luizão e Bruno Michel são outras baixas no elenco, mas não vinham sendo titulares. É necessário reforçar o grupo para fazer um campeonato tranquilo.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Provável time-base da Ponte para iniciar a Série B
Imagem: Rodrigo Coutinho

O destaque individual é o atacante Moisés. Se tiver um coletivo que funcione, pode fazer a diferença dentro do nível da Série B. Atacante destro, joga aberto pela esquerda e tem o drible em velocidade como principal ferramenta. Gosta de atuar sempre em amplitude para receber a bola de frente e gerar situações de mano a mano na direção da área. Finaliza bem também.

03 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Moisés atua bem aberto pela esquerda e parte na direção da área com a bola dominada
Imagem: Rodrigo Coutinho

Camilo é outro nome que merece atenção. O experiente camisa 10 fez um Campeonato Paulista regular e chega bastante na área para finalizar, já que o centroavante titular é Paulo Sérgio. O jogador revelado na base do Flamengo tem como ponto forte a preparação de jogadas, não gera tanta presença na área. Niltinho pela direita deve fechar o quarteto ofensivo. Com a saída de Apodí, Felipe Albuquerque, que pertence ao Grêmio, será o lateral-direito.

Como faz os gols

Fase ofensiva/ataque apoiado - 56%

Contra-ataque - 25%

Fase ofensiva/ataque direto - 13%

Falta direta - 6%

Como leva os gols

Fase defensiva - 42%

Bola parada aérea - 33%

Transição defensiva - 19%

Bola perdida na defesa - 16%