Topo

Rodrigo Coutinho

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Carlos Palacios é ótimo exemplo de investimento do Colorado

Colunista do UOL

18/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Internacional fez um movimento interessante no mercado sul-americano. O meia-atacante Carlos Palacios foi um dos principais jogadores surgidos nos campeonatos nacionais nas últimas duas temporadas. Com apenas 20 anos, ele se destacou com a camisa do Unión Española e ajudou bastante na classificação da equipe chilena para a Libertadores. No Colorado terá que adaptar o seu bom futebol ao estilo implementado por Miguel Ángel Ramirez.

Natural de Santiago, capital chilena, Palacios tem um lastro interessante de crescimento pela frente, e pode dar retorno técnico e financeiro ao Internacional, o que torna sua aquisição importante no cenário atual do futebol da América do Sul. E ele é um jogador com o ''DNA do continente''. Um tanto quanto ''anárquico'' na movimentação e no posicionamento, fatores que devem demandar um tempo de adaptação àquilo que o novo treinador do clube prega.

arte - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Números de Carlos Palacios na última temporada
Imagem: Fonte: Opta

O jovem subiu aos profissionais do Unión em setembro de 2017, mas só estreou cinco meses depois, sob o comando do argentino Martín Palermo, ex-atacante da Albiceleste. No fim de 2019 se tornou titular e foi um dos destaques da campanha que culminou no quarto lugar no último Chileno.

Palacios já atuou pelos dois lados do campo, como um ''falso ponta'', como meia-central por trás do atacante, e até como ''falso 9'' em alguns momentos. A variação de funções desempenhadas ao longo da última temporada resume bem o estilo inquieto dentro de campo. Não costuma ''guardar posição'', o que pode causar uma certa dificuldade de adaptação ao ''jogo de posição'' que Ramirez começa a adotar, mas nada que seja impossível.

imagem - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Essa é a movimentação de Palacios. Do lado pro meio, visando receber a bola numa região de articulação das jogadas
Imagem: Rodrigo Coutinho

Acredito até mesmo numa possibilidade de Palacios ser utilizado como meia-esquerda, já que é nesta região do campo que mais se sente confortável. No Unión Española costumava procurar esse espaço quando a equipe entrava em fase ofensiva, seja saindo do flanco direito ou do flanco esquerdo. Tentava sempre se aproximar da bola para pegá-la de frente para a defesa rival.

Alia bem técnica e força. É um atleta que sustenta os choques com naturalidade e consegue dar prosseguimentos aos lances em que é acossado. Possui habilidade para dribles curtos e capacidade de mudança de direção com a bola dominada. Busca tabelas e aproximações constantes com os companheiros. Gosta de articular, ditar o ritmo na intermediária, e serve os atacantes em profundidade com qualidade.

imagem 2 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Esta é a região do campo em que Morales mais gosta e atuar
Imagem: Rodrigo Coutinho

Recentemente teve sua primeira convocação para a seleção chilena principal e chegou a jogar 14 minutos na derrota de ''La Roja'' para a Venezuela em novembro de 2020. Precisa aprimorar alguns pontos. Ganhar um pouco mais de velocidade e se dedicar no momento defensivo. Oscilar menos em concentração e intensidade também é determinante para se desenvolver rapidamente no Colorado. Entrar na área com mais frequência é outra demanda que o fará crescer se atendida for. Finaliza bem e tem o último passe apurado.

É necessário que torcida, diretoria e imprensa entendam e respeitem o tempo de adaptação do jogador a um novo sistema, país, e nível competitivo. A avaliação do desempenho precisa ser criteriosa e racional. Desta forma ele poderá fazer jus ao investimento e devolver aquilo que lhe é esperado. isso é necessário com qualquer jogador, mais ainda com um jovem de apenas 20 anos, que pela primeira vez muda de clube e sai de sua cidade-natal.