Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flamengo de Dorival tem números superiores aos do Athletico de Felipão

Khellven e Erick, do Athletico-PR, disputam lance com Everton Ribeiro, do Flamengo, em jogo pela Copa do Brasil -  Robson Mafra/AGIF
Khellven e Erick, do Athletico-PR, disputam lance com Everton Ribeiro, do Flamengo, em jogo pela Copa do Brasil Imagem: Robson Mafra/AGIF

Colunista do UOL

10/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Finalistas da Libertadores 2022, Flamengo e Athletico-PR trocaram de treinador durante a temporada 2022. No Rubro-Negro carioca, o português Paulo Sousa perdeu o cargo no início de junho. No Furacão, Alberto Valentim, que levou o time ao título da Copa Sul-Americana de 2021, caiu no começo de abril. Pouco depois, Fábio Carille ficou menos de um mês no cargo.

Como solução, os dois rubro-negros foram buscar experientes treinadores no mercado nacional. O Flamengo pegou Dorival Júnior, 60 anos, que estava no Ceará. Já o Athletico contratou Felipão, 73 anos, que estava sem clube. Com eles, os dois times cresceram muito de produção, subiram na tabela de classificação do Brasileirão, avançaram na Copa do Brasil e chegaram à final da Libertadores.

Mas até aqui, em praticamente três meses de trabalho de cada, os números de Dorival Júnior, pelo Flamengo, são superiores ao de Felipão pelo Athletico Paranaense. Além disso, o técnico do rubro-negro carioca levou a melhor no confronto direto pelo Brasileirão (5 x 0) e no mata-mata pelas quartas de final da Copa do Brasil — eliminou o Furação em Curitiba).

Dorival, em 26 jogos, conseguiu mais vitórias que Felipão em 33 partidas. Foram 19 contra 18. E perdeu menos jogos (4 a 5). O técnico do Fla tem um aproveitamento de 76,9% dos pontos contra 64,6% de Felipão. Com Dorival, o Flamengo marcou 54 gols (média de 2,08 gols por jogo). Com Felipão, o Athletico fez 50 gols (média de 1,52 por jogo). Na defesa, o Flamengo de Dorival também vem melhor (16 gols sofridos contra 30 do Furacão e média de 0,62 contra 0,91).

Na Libertadores 2022, nenhum dos treinadores foi derrotado ainda. Felipão, em 8 jogos, conseguiu 5 vitórias e 3 empates, e passou por Libertad-PAR, Estudiantes-ARG e Palmeiras, nos mata-matas, marcando 14 gols e levando apenas 5. Dorival, pelo Fla na Liberta, venceu todos os seus 6 jogos, todos nos mata-matas (Tolima-COL, Corinthians e Vélez Sarsfield-ARG), com seu time marcando 17 gols e sofrendo apenas 2.

Felipão (Athltico-PR) x Dorival (Flamengo) em 2022 - ataque - SofaScore - SofaScore
Felipão (Athltico-PR) x Dorival (Flamengo) em 2022 - ataque
Imagem: SofaScore

Segundo as estatísticas do SofaScore, o Flamengo de Dorival tem números superiores tanto ofensivamente, quando defensivamente. No ataque, além da melhor média de gols (2,1 x 1,5), o Fla criou mais grandes chances de gol em média por jogo (3,4 x 1,8), teve mais posse de bola nas partidas, em média (56% x 42%), finalizou mais (11,7 x 9, por jogo), e tem uma pontaria melhor nas finalizações.

Felipão (Athltico-PR) x Dorival (Flamengo) em 2022 - defesa - SofaScore - SofaScore
Felipão (Athltico-PR) x Dorival (Flamengo) em 2022 - defesa
Imagem: SofaScore

Nos números defensivos, o Flamengo de Dorival vem também com uma média melhor de gols sofridos (0,6 x 0,9), sofre menos grandes chances dos adversários por jogo (0,6 x 2), passou mais jogos sem levar gol (54% x 39%), tem mais desarmes em média (16,9 x 16,6), precisa de mais finalizações dos adversários para levar gol (13,7 x 13,2), comete menos faltas (12,9 x 13,7) e tem mais duelos ganhos (52% x 47%).

Além de chegar à final da Libertadores com 100% de aproveitamento, Dorival levou o Flamengo para o 2º lugar no Brasileirão e está muito próximo de ser finalista da Copa do Brasil — venceu o jogo de ida da semifinal, contra o São Paulo, por 3 x 1, no Morumbi. Felipão, com Furacão, subiu para o 6º lugar no Brasileirão (já ficou no G4) e foi até as quartas da Copa do Brasil.

Os dois treinadores se enfrentaram três vezes em 2022 em jogos do Flamengo contra o Athletico-PR. Foram duas vitórias do Flamengo (5 x 0 no Brasileirão 1 x 0 no jogo de volta das quartas da Copa do Brasil) e um empate (0 x 0, na Copa do Brasil, quando o Furacão segurou o Fla no Maracanã). Foram 6 gols do Flamengo e nenhum do Athletico.

No próximo dia 29 de outubro, Flamengo e Athletico-PR vão se enfrentar na grande final da Copa Libertadores, em Guayaquil. Felipão vai em busca do seu 3º título a competição. Dorival busca o primeiro em sua primeira final. Mas até lá, os times terão ainda mais 9 jogos pelo Brasileirão. E o Flamengo, caso passe para a final da Copa do Brasil, mais 3 partidas na outra competição.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter