Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Athletico-PR comprova cada vez mais que é um dos grandes do Brasil

Pablo, do Athletico-PR, comemora gol contra o Palmeiras pela Copa Libertadores - JORGE BEVILACQUA /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Pablo, do Athletico-PR, comemora gol contra o Palmeiras pela Copa Libertadores Imagem: JORGE BEVILACQUA /CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

07/09/2022 12h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Athletico Paranaense eliminou o bicampeão Palmeiras e se classificou para a final da Copa Libertadores de 2022 nesta terça (6), ao empatar por 2 x 2 no Allianz Parque. O Furacão chegou à sua segunda decisão continental — foi campeão da Copa Sul-Americana em 2021 —, e volta para a final da Libertadores depois de 17 anos (foi vice em 2005).

Nos últimos 5 anos, o rubro-negro vem conseguindo resultados expressivos e se colocando cada vez mais entre os principais times do país. Em 2018, foi campeão da Copa Sul-Americana. Em 2019, ganhou a Copa do Brasil pela primeira vez. Em 2021, voltou a ganhar a Sul-Americana e foi vice da Copa do Brasil. Agora, chega à final da Copa Libertadores.

Nesse século 21, o Athletico foi campeão brasileiro em 2001, vice em 2004 e 3º em 2013. Na Copa do Brasil, foi campeão em 2019, vice em 2013 e 2019. Nos últimos 10 anos, o Athletico-PR está entre os times com mais finais da competição (3), ao lado de Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras.

Com a ida à final da Libertadores, o Furacão chegou a sua 6ª final sul-americana, sendo o 8º clube brasileiros com mais finais nos principais torneios sul-americanos, ficando à frente de tradicionais como Atlético-MG (5), Corinthians (2), Botafogo (2), Fluminense (2) e Vasco (2).

Atualmente, segundo o site Transfermakrt, o rubro-negro paranaense tem o 9º elenco mais valioso do Brasileirão, à frente do Internacional e do Fluminense, além dos grandes que estão na Série B (Cruzeiro, Vasco, Grêmio e Bahia). Na era dos pontos corridos, o Furacão vai se tornar nas próximas rodadas o 9º time com mais pontos, à frente do Grêmio, Cruzeiro, Botafogo, Vasco e Bahia

Apesar de não ter uma grande torcida (cerca de 1% ou quase 2 milhões de torcedores, o que o deixa na 20ª posição entre os clubes brasileiros), o Athletico é o 16º clube com mais seguidores nas redes sociais segundo levantamento do Ibope/Repocum.

Mas tem mostrado que não é só isso que define um grande time. O Furacão tem uma das melhores estruturas do país, estádio próprio, moderno, que foi sede na Copa do Mundo de 2014. Além disso, tem uma das menores dívidas entre os os grandes (é o 10º com cerca de 450 milhões). Muitos jogadores hoje em dia dão preferência em atuar no Furacão, que vem tirando revelações de outros grandes, como do Cruzeiro, quando pegou Vítor Roque no início do ano.

Com sua organização, a tendência é que em breve o clube consiga crescer ainda mais e montar elencos mais fortes. O Athletico construi uma base sólida e é hoje um dos grandes do futebol brasileiro, sem dúvida alguma.

A definição de um grande clube do futebol brasileiro se deu por muito tempo por causa do tamanho de sua torcida. Nos anos 1980, na época da Copa União de 1987, foi criado o clube dos 13, justamente com os 13 times mais populares do país — Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional e Bahia. Mas isso já não retrata mais a grandeza dos nossos clubes. No cenário atual, o Athletico está entre os principais clubes do futebol brasileiro.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter