Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras de Abel e Veiga é uma máquina de recordes na Libertadores

Raphael Veiga, do Palmeiras, tornou-se o maior artilheiro do clube na história da Libertadores ao marcar contra o Independiente Petrolero - Patricia Pinto/Reuters
Raphael Veiga, do Palmeiras, tornou-se o maior artilheiro do clube na história da Libertadores ao marcar contra o Independiente Petrolero Imagem: Patricia Pinto/Reuters

Colunista do UOL

05/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras vem fazendo história com suas campanhas recentes na Copa Libertadores. Campeão em 2020 e 2021, o Verdão está arrasador na atual edição e quebrando recordes históricos.

A lista dos feitos alcançados pelo clube só em 2022 é extensa e tem tudo para melhorar ainda mais, já que o time vai fechar essa fase de grupos com dois jogos em casa, contra Deportivo Táchira-VEN e Emelec-EQU. Até aqui, o Palmeiras já marcou 20 gols e está apenas dois gols de bater o recorde de gols na fase de grupos da Libertadores. Raphael Veiga, que chegou a 14 gols na história da competição, se tornou o maior artilheiro do Palmeiras na Libertadores, quebrando a marca de Rony, que havia se tornado o recordista na rodada anterior.

O Palmeiras de Abel Ferreira aplicou sua maior goleada na história da Libertadores (8 x 1 no Independiente Petrolero), foi o time com mais gol no turno da fase de grupos (15), e se tornou o brasileiro com mais gols no placar agregado num duelo contra times na Libertadores (13 x 1 no Independiente Petrolero). Além de ter o melhor ataque e a melhor campanha até aqui nessa Libertadores 2022, o Verdão tem os dois principais artilheiros: Rafael Navarro (7 gols) e Raphael Veiga (6 gols). Navarro, aliás, marcou 4 gols contra o Petrolero, no Allianz, se tornando o jogador com mais gols em um único jogo pelo clube na Libertadores.

Além das marcas de 2022, o Palmeiras segue com a maior série invicta como visitante na história da Libertadores (18 jogos) e já acumula uma invencibilidade geral de 12 jogos, sua maior na história da competição e já se aproximando das maiores marcas na história da Libertadores. O Atlético-MG igualou a maior série invicta (17 jogos), do Flamengo (2020-2021) e do Sporting Cristal-PER (1962-1969).

Com os 20 gols marcados em 2022, o Palmeiras se tornou o primeiro clube brasileiro atingir a marca de 400 gols e agora já soma 412 gols, tendo o 6º mais positivo na história do torneio, desde 1960, superando o Cerro Porteño-PAR (409 gols). À frente do Palmeiras, na 5ª posição dos melhores ataques, está agora o Olimpia-PAR (466 gols).

Entre os brasileiros, o Palmeiras segue disparado com o melhor em várias estatísticas. É o time com mais participações (22), mais títulos (3, lado de Santos, São Paulo e Grêmio), mais finais (6, ao lado São Paulo), mais jogos (214), mais gols (412), mais gols como visitante (242), mais gols como mandante (164), mais vitórias no geral (121), mais vitórias em casa (72, ao lado de Grêmio e São Paulo), mais vitórias como visitante (47), e mais goleadas (40).

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter