Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras são os favoritos ao título do Brasileirão

Hulk, Gabigol e Raphael Veiga - Divulgação/Atlético-MG - Thiago Ribeiro/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Hulk, Gabigol e Raphael Veiga Imagem: Divulgação/Atlético-MG - Thiago Ribeiro/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

09/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Campeonato Brasileiro de 2022 vai começar neste sábado (9) e a disputa pelo título deverá ficar novamente entre os três times que vêm dominando as principais competições no Brasil e na América nos últimos anos: Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG.

Clubes que ganharam as últimas cinco edições do Brasileirão, as últimas duas Copas do Brasil e as últimas três Libertadores, os três chegam com os elencos mais fortes e valiosos e em igualdade de condições nessa acirrada disputa, que se estenderá ainda pela Copa Libertadores e pela Copa do Brasil.

O Flamengo, campeão em 2019 e 2020 e vice em 2018 e 2021, chega com seu poderoso e entrosado ataque formado por Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta, que tem ainda como opção no banco o centroavante Pedro e o ex-santista Marinho. Sob o comando do português Paulo Sousa, o time perdeu dois títulos em 2022 (Supercopa do Brasil e Carioca), mas chega muito forte para a disputa dos principais torneios dessa temporada. Reforçado recentemente com o goleiro Santos (ex-Athletico-PR), pelo zagueiro Pablo e pelo lateral Ayrton Lucas, o Mengão vai ter o Maracanã lotado de novo nesse Brasileirão e a chance de recuperar sua hegemonia.

Por outro lado, o Atlético-MG, atual campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil, segue em ótima fase. Isso mesmo trocando seu treinador —saiu Cuca e entrou o argentino António Mohamed. Sob o comando de Turco, o Galo ganhou a Supercopa do Brasil em cima do Fla e conquistou o tricampeonato mineiro batendo o rival Cruzeiro. Reforçado com o experiente zagueiro uruguaio Diego Godín e o volante Otávio (ex-Athletico-PR e Bordeuax), o Galo repatriou um dos destaques da última edição, o zagueiro paraguaio Junior Alonso, e segurou suas principais estrelas. Entre elas, o lateral esquerdo Guilherme Arana, o meia argentino Nacho Fernández e o atacante Hulk. O ídolo atleticano, aliás, começou muito bem a temporada 2022 (11 gols em 10 jogos) e vem como candidato a artilharia da Série A novamente.

Já o Palmeiras, atual bicampeão da Libertadores, do Paulistão e da Recopa Sul-Americana, entra na disputa do título do Brasileirão, o qual conquistou recentemente em 2016 e 2018. Terceiro colocado em 2021, o Verdão vem com um elenco sólido, entrosado e muito bem treinado pelo vencedor treinador Abel Ferreira. Com jogadores em ótima fase, como o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez, o volante Danilo, o meia Raphael Veiga e o atacante Dudu, o Palmeiras tem um elenco fortíssimo e a força nos jogos como visitante como arma.

Nesse início de Brasileirão, os três estão na disputa da Libertadores, da Copa do Brasil e do Brasileirão em pé de igualdade. Terão o mesmo calendário e os mesmos problemas com desfalques por causa de seus jogadores de seleção. Vai ser uma disputa interessantíssima, na qual o time que perder menos pontos bobos nesse início de competição vai levar vantagem.

Nesse Brasileirão 2022, coloco Corinthians, São Paulo, Fluminense, Athletico-PR e Bragantino num segundo bloco, na briga para ficar no G4 ou no G6, com vagas na Libertadores 2023. Dificilmente, um deles vai entrar sério nessa briga pelo título contra os três times mais poderosos da atualidade.

Já Internacional, Fortaleza, Botafogo, Ceará, América-MG e Atlético-GO deverão ficar no bloco intermediário, buscando, quem sabe, uma vaguinha na fase preliminar da próxima Libertadores. Lá embaixo, Avaí e Goiás entram como fortes candidatos ao rebaixamento. E outros clubes que deverão lutar contra a degola são Coritiba, Cuiabá, Juventude e Santos, que nos últimos dois anos já brigou para não cair no Estadual e no próprio Brasileirão.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter