Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Sylvinho vai mal até nas entrevistas pelo Corinthians

Sylvinho, técnico do Corinthians, em partida contra a Ferroviária -  Ettore Chiereguini/AGIF
Sylvinho, técnico do Corinthians, em partida contra a Ferroviária Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

31/01/2022 18h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após a magra vitória do Corinthians sobre o Santo André por 1 x 0, pela 2ª rodada do Paulistão, o técnico Sylvinho foi questionado pelo jornalista Rodrigo Vessoni, do site Meu Timão, sobre o comportamento do seu time durante o segundo tempo, quando foi dominado pelo adversário e jogando atrás da linha da bola.

Sylvinho, irritado com a pergunta, respondeu assim: "É interessante, porque você faz uma pergunta e me traz sua análise. Eu discordo e acho até ela é bastante pobre, inclusive. O time é ofensivo, sim. Muito ofensivo". Para embasar sua resposta, o treinador comemorou uma posse de bola maior no primeiro tempo (60% x 40%) e disse que o time teve chance de fazer o segundo gol.

Sobre a queda de rendimento no segundo tempo, Sylvinho preferiu dizer que foi muito mais mérito do Santo André de sair para o jogo, já que "não tinha nada a perder" e ainda analisou assim: "os laterais deles avançam, colocam sete ou oito no meio-campo e quando você não define o jogo, o adversário está vivo". Para piorar, finalizou dizendo que o time foi muito ofensivo e que isso é evidenciado nos números.

Mas, segundo as estatísticas do SofaScore, não foi bem isso que vimos. No primeiro tempo, o Corinthians dominou o jogo até os 30 minutos. Fez um gol de pênalti e acertou apenas mais um chute em direção ao gol do Santo André. No total, foram 7 finalizações totais do Corinthians contra 4 do Santo André.

Na segunda etapa, o Corinthians teve menos posse de bola que no primeiro tempo (57% contra 61%) e finalizou muito menos que o adversário (4 contra 11). No total, o time de Sylvinho deu 11 finalizações contra 15 do Santo André. Ou seja, como o treinador pode dizer que seu time foi muito ofensivo, tendo finalizado apenas 11 vezes na partida, sendo apenas 4 certeiras (uma delas no gol de pênalti)?

Sylvinho vem fazendo um trabalho ruim desde sua estreia pelo Corinthians. A falta de variações táticas, as escolhas ruins em suas escalações e substituições, a insistência num esquema de jogo (4-1-4-1), que mais fracassa do que funciona, evidenciam esse trabalho que já dura mais de 250 dias, desde maio de 2021.

No último Brasileirão, o treinador ganhou reforços de peso, como Giuliano, Renato Augusto, Willian e Róger Guedes, não conseguiu vencer um jogo fora de casa no returno, já com todos esses jogadores, e ficou atrás do Fortaleza na classificação final. Nesse início de ano, estreou com empate, em casa, diante da Ferroviária, e venceu o Santo André com um futebol pobre.

Sylvinho acredita que está no caminho certo e que o seu time é ofensivo — o mesmo que marcou um gol em dois jogos (e de pênalti!), contra Ferroviária e Santo André. O Corinthians perde tempo com isso e Sylvinho só engana a si mesmo.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter