PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quem é o melhor na disputa entre Palmeiras, Flamengo e Galo?

Flamengo comemora gol de Bruno Henrique em jogo contra o Fortaleza - Marcelo Cortes/Flamengo
Flamengo comemora gol de Bruno Henrique em jogo contra o Fortaleza Imagem: Marcelo Cortes/Flamengo
Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do UOL

27/07/2021 04h00

Palmeiras, Atlético-MG ou Flamengo: qual o melhor time do Brasil e, talvez, da América do Sul? Pergunta difícil e que vem travando uma disputa nas redes sociais nos últimos dias com o ótimo momento dos três clubes.

Atual campeão da Libertadores, líder do Brasileirão e com 9 vitórias seguidas na temporada. Esse é o Palmeiras, do técnico Abel Ferreira, que vem mais uma vez fortíssimo para reconquistar a América e o a Série A. Reforçado recentemente com o atacante Dudu, o alviverde passou a ter o elenco mais valioso do país (segundo o site Transfermarkt).

Na temporada 2021, o Palmeiras perdeu três finais (Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Paulista), caiu na 4ª Fase da Copa do Brasil (para o CRB), mas está muito bem no Brasileirão. Atual líder com 31 pontos (a melhor campanha até a 13ª rodada na era dos pontos corridos, desde 2003), o time tem ainda o melhor ataque da competição com 25 gols. Na Libertadores, fez a 2ª melhor campanha geral na 1ª fase e vem com a maior invencibilidade de um clube como visitante na história da competição (13 jogos).

O Atlético-MG, campeão mineiro, segue vivo na Copa do Brasil (pega o Bahia nas oitavas de final), é o vice-líder do Brasileirão (3 pontos atrás do Palmeiras) e vem também com uma ótima sequência de 5 vitórias seguidas. Na Libertadores, foi o melhor time da fase de grupos, tem a vantagem de jogar em casa até a semifinal e segue sem derrota, isso depois de passar pelo Boca Juniors-ARG nas oitavas.

Em seu fortíssimo elenco, o Galo conta com o inspirado Hulk, artilheiro da Libertadores e o jogador com mais participação em gols no Brasileirão. Além de ótimos nomes, entre eles o argentino Nacho Fernández, o zagueiro Júnior Alonso e o lateral esquerdo Guilherme Arana.

Já o Flamengo, campeão da Supercopa do Brasil e Carioca em 2021, se recuperou no Brasileirão após a chegada de Renato Gaúcho e passou com sobrar pelo Defensa y Justicia-ARG nas oitavas da Libertadores. Vivo na Copa do Brasil, onde pega o ABC nas oitavas, o Fla vem jogando um futebol arrasador, lembrando o time de Jorge Jesus de 2019.

Nos últimos três jogos, foram 3 goleadas (5 x 0 no Bahia, em Salvador, 4 x 1 no Defensa y Justicia, em Brasília, e 5 x 1 no São Paulo, no Maracanã). Foram 14 gols feitos e 2 sofridos em apenas 3 jogos. Com seu trio de ataque sensacional (Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta), além do grandes nomes como Éverton Ribeiro, Pedro, Filipe Luís, Diego Alves, Diego, o Flamengo tem certamente o melhor time titular da América e é o grande favorito nas três competições que disputa: Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.

Na temporada 2021, o Atlético-MG tem o melhor aproveitamento e a melhor defesa até aqui. Já o Flamengo tem o melhor ataque.
Palmeiras
42 jogos, 27 vitórias, 6 empates, 9 derrotas, 74 gols feitos (1,76 por jogo), 37 gols sofridos (0,88 por jogo), 69% de aproveitamento

Flamengo
37 jogos, 24 vitórias, 7 empates, 6 derrotas, 80 gols feitos (2,16 por jogo), 35 gols sofridos (0,95 por jogo), 71,2% de aproveitamento

Atlético-MG
38 jogos, 26 vitórias, 7 empates, 5 derrotas, 65 gols feitos (1,71 por jogo), 22 gols sofridos (0,58 por jogo), 74,6% de aproveitamento

Num comparativo com o time-base de cada um, hoje, acho que o Flamengo leva a melhor:
Goleiros - Weverton (Palmeiras), Diego Alves (Flamengo) e Everson (Atlético-MG)
Laterais direitos - Marcos Rocha (Palmeiras), Isla (Flamengo) e Mariano (Atlético-MG)
Zagueiros - Felipe Melo (Palmeiras), Rodrigo Caio (Flamengo) e Júnior Alonso (Atlético-MG)
Zagueiros - Gustavo Gómez (Palmeiras), Gustavo Henrique (Flamengo) e Nathan Silva (Atlético-MG)
Laterais esquerdos - Renan (Palmeiras), Filipe Luís (Flamengo) e Guilherme Arana (Atlético-MG)
Volantes - Danilo (Palmeiras), Willian Arão (Flamengo) e Allan (Atlético-MG)
Volantes - Zé Rafael (Palmeiras), Diego (Flamengo) e Tchê Tchê (Atlético-MG)
Meias - Gustavo Scarpa (Palmeiras), Éverton Ribeiro (Flamengo) e Zaracho (Atlético-MG)
Meias - Raphael Veiga (Palmeiras), Arrascaeta (Flamengo) e Nacho Fernández (Atlético-MG)
Atacantes - Rony (Palmeiras), Bruno Henrique (Flamengo) e Savarino (Atlético-MG)
Atacantes - Deyverson (Palmeiras), Gabigol (Flamengo) e Hulk (Atlético-MG)

Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo em 2021 - ataque - SofaScore - SofaScore
Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo em 2021 - ataque
Imagem: SofaScore

Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo em 2021 - defesa - SofaScore - SofaScore
Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo em 2021 - defesa
Imagem: SofaScore

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL