PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Pelo Flamengo, Renato pode virar o recordista de vitórias na Libertadores

Renato Gaúcho exibe a camisa do Flamengo em sua chegada ao clube - Alexandre Vidal/Flamengo
Renato Gaúcho exibe a camisa do Flamengo em sua chegada ao clube Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo
Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do UOL

13/07/2021 04h00

Novo técnico do Flamengo, Renato Gaúcho vai estrear pelo clube nas oitavas de final da Libertadores, nesta quarta (14), contra o Defensa y Justicia, na Argentina.

Campeão da competição em 2017 pelo Grêmio e vice pelo Fluminense em 2008, Renato Portaluppi é o técnico brasileiro com mais vitórias na Libertadores (44) e está próximo de se tornar o treinador com mais vitórias na história do torneio desde 1960.

O colombiano Gabriel Ochoa Uribe, três vezes vice-campeão com o América de Cali (1985, 1986 e 1987), é ainda o treinador com mais vitórias (48), seguido pelo uruguaio Luis Cubilla (45). Renato Gaúcho está empatado na terceira posição com o argentino Carlos Bianchi (quatro vezes campeão da Libertadores — três com Boca Juniors e uma com o Vélez Sarsfield) e o uruguaio Roque Máspoli.

Entre os brasileiros, outro que está bem nesse ranking é Cuca, que busca o bi pelo Atlético-MG e que foi vice-campeão com o Santos na última edição em 2020. O técnico do Galo tem hoje 37 vitórias, duas a menos que o argentino Marcelo Gallardo, do River Plate, outro treinador em atividade que está na lista.

Técnicos com mais vitórias na Libertadores (1960-2021):
48 Gabriel Ochoa Uribe-COL
45 Luis Cubilla-URU
44 Roque Máspoli-URU
44 Carlos Bianchi-ARG
44 Renato Gaúcho
41 Edgardo Bauza-ARG
41 Luiz Felipe Scolari
40 Ramón Díaz-ARG
39 Marcelo Gallardo-ARG
37 Cuca
37 Muricy Ramalho
36 Tite
36 Vanderlei Luxemburgo

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL