Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sim, Bragantino é candidato ao título do Brasileirão 2021

Weverton comemora o gol pelo Red Bull Bragantino contra o Atlético-GO - Heber Gomes/AGIF
Weverton comemora o gol pelo Red Bull Bragantino contra o Atlético-GO Imagem: Heber Gomes/AGIF

Colunista do UOL

28/06/2021 22h23

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em 1991, o Bragantino surpreendeu o Brasil ao chegar à final do Brasileirão - foi vice-campeão. O time treinado por Carlos Alberto Parreira, que tinha o volante Mauro Silva como grande destaque, além de bons nomes como Mazinho Oliveira, Gil Baiano e Alberto, ficou 11 rodadas sem perder naquele ano e caiu apenas diante do grande São Paulo de Telê Santana, Raí, Cafu, Müller, Ricardo Rocha, Leonardo e cia.

Agora, o time de Bragança Paulista volta a figurar como a grande zebra candidata ao título nacional. Único time invicto no Brasileirão, o Bragantino lidera o campeonato com uma grande campanha e resultados que o creditam, sim, ao título. Nesta segunda-feira (28), a equipe do técnico Maurício Barbieri venceu o Atlético-GO e chegou a sua 4ª vitória seguida e a 3ª em 3 jogos como visitante. Antes do Dragão, o Bragantino havia vencido Corinthians e Flamengo, ambos de virada, fora de casa, e o Palmeiras, em Bragança, por 3 x 1.

Na história do Brasileirão por pontos corridos, o Bragantino já tem um dos melhores inícios com seus 17 pontos, chegando próximo do recordistas Corinthians e Palmeiras, que somaram 19 pontos - em anos em que foram campeões ou que brigaram pelo titulo.

Melhores campanhas até a 7ª rodada do Brasileirão por pontos corridos (2003-2021):
19 Corinthians (2011) - acabou campeão
19 Palmeiras (2019) - foi 3º
19 Corinthians (2017) - campeão
18 Grêmio (2017) - 4º
17 Cruzeiro (2003) - campeão
17 Atlético-MG (2009) - 7º
[17] Bragantino (2021)
17 Corinthians (2010) - 3º
17 Ceará (2010) - 12º

Clube que manteve a base do bom time de 2020, com destaque para o meia Claudinho, artilheiro do último Brasileirão, o Bragantino se reforçou para a temporada 2021 contratando jovens promessas, como o volante Eric Ramires (ex-Bahia), Praxedes (ex-Internacional), Gabriel Novaes (ex-São Paulo), Natan (ex-Flamengo).

Eles se juntaram a outros bons jovens reforços, como o goleiro Claiton e o atacante (ex-Atlético-MG), o meia Lucas Evangelista (revelado pelo São Paulo), o volante Raul (ex-Vasco), o atacante Artur (ex-Palmeiras e Bahia) e o atacante Helinho (ex-São Paulo).

Com os principais clubes do país envolvidos ainda com a Libertadores (como Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense e São Paulo), e outros também ainda na Copa do Brasil, o Bragantino tem grande chance de brigar pelo título brasileiro. Mas não por acaso e sim por puro planejamento e, claro, investimento de um forte patrocinador.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)