Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Abel Ferreira reclamar do elenco que tem no Palmeiras é vergonhoso

Abel Ferreira comanda o Palmeiras em partida contra o Red Bull Bragantino no Brasileirão 2021 - Cesar Greco/Palmeiras
Abel Ferreira comanda o Palmeiras em partida contra o Red Bull Bragantino no Brasileirão 2021 Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Colunista do UOL

26/06/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após a derrota para o Bragantino por 3 x 1 na última rodada do Brasileirão, o técnico Abel Ferreira disparou contra a diretoria do Palmeiras na entrevista coletiva, dizendo que não foi atendido na questão de reforços para o elenco.

"Em março, para que fique claro para todos, entreguei um relatório para a direção com tudo que era preciso. Eu precisava dos jogadores, o Palmeiras precisava de jogadores para disputar Recopa, para Supercopa, a final do Paulista. Eu, neste momento, não conto reforços. Há muito fiquei sem esperança de reforços. Os reforços que vamos ter vão chegar quando? Em agosto? Em agosto já passou e vai ser difícil. Esta é nossa equipe, este é nosso elenco, estes são nossos jogadores", disse o português.

A maneira como expôs essa posição só piorou sua situação, dos jogadores e do clube. O desabafo desnecessário, tentando se isentar pelos erros e maus resultados, foi péssimo. Dizer "esse é o nosso elenco" é um desrespeito enorme com o grupo de jogadores. Vanderlei Luxemburgo foi demitido pelo Palmeiras em 2020 por não conseguir fazer o bom elenco render e por sair dizendo para todos que o Palmeiras precisava de reforços.

Abel Ferreira chegou e logo depois levou o mesmo elenco ao título da Libertadores e da Copa do Brasil. Agora, está agindo como Luxa. Se não foi atendido pela diretoria por novos reforços, Abel deveria ser extremamente grato por poder contar com o mesmo grupo que foi campeão da Libertadores. Exatamente o mesmo elenco!!! Algo raríssimo no futebol brasileiro e até mundial. Geralmente, depois de uma grande conquista, os principais jogadores são vendidos.

Sem conseguir propor nenhuma tática nova, Abel vem culpando tudo e todos pelo seu próprio fracasso. O time perdeu quatro disputas por pênaltis seguidas, tomou uma virada vergonhosa contra o Defensa y Justicia na final da Recopa Sul-Americana e caiu diante do CRB, em casa, na 4ª fase da Copa do Brasil.

Nesses tempos pandêmicos, poucos clubes brasileiros estão fazendo grandes contratações. O Palmeiras poderia ter se planejado melhor na questão dos seus zagueiros. Mas a chegada de Empereur e Kusevic já foi sob o comando do próprio Abel em 2020.

Ao criticar tão abertamente o grupo, Abel parece estar com os dias contados no clube. Jogador nenhum gosta de técnico que age desse jeito. A diretoria, atacada pelo treinador, irá defendê-lo daqui para frente? Difícil.

Mas vamos às opções do Palmeiras para ver se Abel tem razão ou não:
Goleiros: Weverton (titular da seleção brasileira no último jogo da Copa América), Jaílson (experiente, longe da boa forma técnica de 2016, mas que ainda pode ajudar na ausência de Weverton); Vinícius (como terceira opção é bem ok)

Laterais direitos: Marcos Rocha e Mayke (dois jogadores experientes, bem adaptados ao clube e com boa técnica). Difícil no Brasil ver um time com dois bons nomes assim nesse setor

Zagueiros: Gustavo Gómez (titular da seleção paraguaia e o melhor da posição no última Libertadores e no último Brasileirão), Luan (talvez o pior do time titular), Renan (ótima revelação da base e que pode atuar na lateral esquerda), Felipe Melo (capitão, o experiente volante vem atuando há dois anos nessa função); Kusevic (não tem boa técnica, mas não comprometeu quando entrou), fora Empereur (que estava à disposição de Abel, mas não deverá ter contrato renovado).

Laterais esquerdos: Viña (titular da seleção uruguaia, que fez uma boa temporada em 2020), Victor Luís (está longe de ser craque, mas é bem útil ao time. Tem velocidade, bom chute e muita disposição). Além disso, pode contar aqui ainda com Gustavo Scarpa improvisado ou até Renan, podendo fechar bem o setor.

Volantes: Patrick de Paula (grande revelação de 2020, é técnico e tem bom chute); Gabriel Menino (chegou a ser convocado por Tite podendo atuar também como lateral direito); Danilo (fez uma grande Libertadores e é uma grande promessa); Danilo Barbosa (contratado no início da temporada, veio do Braga-POR. Não é tão técnico, mas chegou com aprovação de Abel). Para o setor, podem jogar aqui também Felipe Melo e até Zé Rafael (mais recuado).

Meias: Raphael Veiga (um dos artilheiros e principais jogadores do time nas duas últimas temporadas), Gustavo Scarpa (finaliza bem, é bom nas assistências e pode atuar na lateral); Zé Rafael (habilidoso, tem um bom passe também); Lucas Lima (já foi bem melhor, mas rendeu muito pouco ou nada com Abel).

Atacantes: Luiz Adriano (não é mais jogador de seleção, mas é uma boa opção), Rony (velocista, foi fundamental no título da Libertadores), Willian (experiente e bom finalizador, tem sido uma ótima opção no banco), Gabriel Veron (cria da base, tem habilidade e boa finalização), Wesley (outro atacante promissor da base e também muito veloz), Breno Lopes (autor do gol do título da Libertadores, chegou a jogar até de lateral direito), Gabriel Silva (outro atacante da base), Deyverson (voltou de empréstimo agora).

Para o segundo semestre, Abel deverá ter ainda a volta do atacante Dudu, o melhor jogador do time nos títulos brasileiros de 2016 e 2018. Abel tem razão em reclamar mesmo?

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)