Topo

Rodolfo Rodrigues

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Mesmo com mais jogos em 2021, Palmeiras chega mais descansado para a final

Gabriel Sara e Felipe Melo disputam lance no jogo entre Palmeiras e São Paulo na final do Paulista - Marcello Zambrana/AGIF
Gabriel Sara e Felipe Melo disputam lance no jogo entre Palmeiras e São Paulo na final do Paulista Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

22/05/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O planejamento do Palmeiras de não colocar no Campeonato Paulista sua força máxima em boa parte dos jogos da primeira fase quase causou a eliminação do clube — se classificou na última rodada graças à vitória do Corinthians. Agora, porém, a estratégia parece fazer mais sentido.

Mesmo com mais jogos disputados na temporada 2021 (23 contra 20 do São Paulo), o Palmeiras chega com um elenco mais descansado e sem desfalques para a grande final. Por outro lado, o time de Hernán Crespo, que perdeu no primeiro tempo Daniel Alves e Benítez por lesão, vai para o jogo final com a provável ausência dos dois e ainda de Luciano e Éder.

Entre os titulares de Palmeiras e São Paulo do primeiro jogo da final, a média de jogos disputados dos 11 jogadores do alviverde era de 12,4 nessa temporada 2021 (entre os 23 jogos realizados pelo clube). Já a média de partidas dos titulares do São Paulo era de 13,1 (entre os 20 jogos).

Em termos de minutos em campo, os titulares do Palmeiras têm em média 71,9 contra 74,5 dos titulares do São Paulo. Além de disputarem menos partidas na temporada, os jogadores do Palmeiras ficaram menos minutos em campo, chegando, assim, mais "inteiro" para a decisão.

Se considerarmos que o ano de 2021 sem a divisão de temporada (2020), o Palmeiras já disputou 42 jogos em 140 dias - média de um jogo a cada 3,3 dias. O São Paulo, também em 2021, disputou 31 jogos (média de um jogo a cada 4,5 dias).

A "manutenção" dos jogadores do Palmeiras e o rodízio de atletas (muito por conta do forte elenco) vêm permitindo que o clube chegue às finais de todas as competições que tem disputado. Por outro lado, o São Paulo, que começou essa temporada com uma comissão técnica nova e pressionado para sair da fila de títulos, precisou colocar seus principais jogadores em mais partidas. E nessa maratona louca de jogos, vai para a decisão do Paulista cheio de desfalques.

Resta saber agora quem vai levar a melhor. Antes do primeiro jogo já achava que o Palmeiras levava vantagem pelo lado técnico. Agora, com os prováveis desfalques do São Paulo, entendo que a chance de o time de Abel levar o título é ainda maior.

Jogos e minutos em campo dos titulares do Palmeiras na temporada 2021

Jogos e minutos em campo dos titulares do São Paulo na temporada 2021

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)