PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

Palmeiras é 3º clube brasileiro a jogar todos os jogos de uma temporada

Jogadores do Palmeiras comemoram a conquista da Copa Libertadores - Cesar Greco
Jogadores do Palmeiras comemoram a conquista da Copa Libertadores Imagem: Cesar Greco
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do UOL

02/02/2021 04h00

Campeão Paulista, da Copa Libertadores e finalista da Copa do Brasil, o Palmeiras vai disputar agora em fevereiro o Mundial de Clubes da Fifa e com os jogos do Brasileirão vai fechar a temporada de 2020 com 77 jogos, o máximo que poderia alcançar.

Desde que a Libertadores e o Mundial de Clubes foram criados, em 1960, apenas dois outros clubes conseguiram disputar todos os jogos possíveis em uma só temporada: Santos (em 1962, 1963 e 2011) e o Internacional (em 2010).

Desde 2013, no entanto, quando a CBF voltou a permitir que clubes da Libertadores disputassem a Copa do Brasil, o Palmeiras é o 1º a conseguir realizar o máximo de jogos em uma única temporada (Mundial, Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil e Estadual). Em 2019, o Flamengo, também campeão Estadual e da Libertadores chegou às quartas da Copa do Brasil e fechou o ano com 74 jogos disputados.

Em 1962, o Santos de Pelé abriu mão de disputar o Torneio Rio-São Paulo. Além dos 30 jogos no Paulistão (pontos corridos), o Alvinegro disputou 9 jogos pela Libertadores, 2 do Mundial Interclubes e apenas 5 da Taça Brasil, da qual foi campeão. Em 1963, além de disputar todos esses torneios, o Santos foi ainda campeão do Rio-SP com mais 9 jogos disputados. Naquele ano, o time jogou os 30 jogos do Paulistão, mas não ficou com o título.

Em 2011, o Peixe disputou os 14 jogos da Libertadores, 2 do Mundial, 38 do Brasileirão e mais 23 do Paulistão, do qual foi campeão. Naquele ano, não pôde disputar a Copa do Brasil. Assim como o Inter de 2010, que além do Mundial, Libertadores e Brasileirão foi campeão gaúcho.

Na temporada de 2020, o Palmeiras disputou 16 jogos no Paulistão (bateu o Corinthians na final), vai jogar 38 partidas no Brasileirão, 8 da Copa do Brasil, 13 da Libertadores e mais 2 do Mundial, totalizando 77. Entre todos os times brasileiros campeões da Libertadores, o recordista de jogos em uma única temporada é o Palmeiras de 1999 que disputou 84 partidas (foi semifinalista da Copa do Brasil, finalista do Paulistão e da Copa Mercosul e ainda disputou a 1ª Fase do Torneio Rio-São Paulo naquele ano, além da Libertadores, Mundial Interclubes e Brasileirão).

Veja abaixo o número de jogos disputados pelos times brasileiros nas temporadas em que foram campeões da Libertadores (1960-2020):

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)