Topo

Rodolfo Rodrigues

Abel Ferreira é o 3º técnico europeu campeão da Libertadores

Abel Ferreira, campeão da Libertadores de 2020 pelo Palmeiras - Cesar Greco
Abel Ferreira, campeão da Libertadores de 2020 pelo Palmeiras Imagem: Cesar Greco

Colunista do Uol

30/01/2021 19h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Contratado pelo Palmeiras no início de novembro, o técnico português Abel Ferreira levou o Palmeiras ao título da Copa Libertadores e se tornou o 3º europeu a conquistar o título da competição, sendo o 2º português seguido a levantar a taça.

Abel Ferreira repetiu o feito do croata Mirko Jozic (campeão com o Colo-Colo-CHI em 1991) e do português Jorge Jesus (campeão com o Flamengo em 2019).

Na história da competição, além desses dois europeus campeões (Jozik e Jesus), apenas outros três técnicos venceram a Libertadores dirigindo clubes de outros países: o uruguaio Luis Cubilla (pelo Olimpia-PAR em 1979 e em 1990), e os argentinos Nery Pumpido (também pelo Olimpia-PAR em 2002) e Edgardo Bauza (pela LDU Quito-EQU em 2008).

Abel Ferreira é sexto estrangeiro campeão e ganhar a competição por um clube brasileiro. Com pouco mais de dois meses à frente do Palmeiras, em 23 jogos, Abel conseguiu 15 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Finalista da Copa do Brasil, o treinador de 42 anos tconquistou seu primeiro título na carreira.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)