PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

Diego Souza entra no top 10 dos maiores artilheiros do Brasileirão

Diego Souza comemora gol de empate do Grêmio contra o Palmeiras, pelo Brasileirão  - Marcello Zambrana/AGIF
Diego Souza comemora gol de empate do Grêmio contra o Palmeiras, pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do Uol

16/01/2021 12h34

Aos 35 anos, o atacante Diego Souza vem atravessando uma grande fase pelo Grêmio. Ontem (15), o jogador marcou o gol de empate contra o Palmeiras aos 42 minutos do 2º tempo, anotando seu 9º gol no Brasileirão e o 24º na temporada 2020, onde é o maior artilheiro do futebol brasileiro.

Com esse gol, Diego Souza entrou também na lista dos 10 maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro. Com 116 gols, o atacante empatou com Luis Fabiano e está agora a 10 gols de Washington, o Coração Valente, o 9º colocado com 126 gols. Entre os jogadores em atividade, Diego Souza está atrás apenas do centroavante Fred, do Fluminense, autor de 150 gols.

Na era dos pontos corridos, desde 2003, Diego Souza é o 2º colocado com esses 116 gols, também atrás apenas de Fred. Jogador que participou de todas as edições no Brasileiro dos pontos corridos (é recordista ao lado do lateral esquerdo Fábio Santos), Diego Souza é o único que marcou gol em todas as 18 edições.

Com 433 jogos disputados, Diego Souza é também o 4º jogador com mais partidas na história do Brasileirão, atrás do goleiro Fábio, atualmente no Cruzeiro (596 jogos), do ex-goleiro Rogério Ceni (575 jogos) e o do ex-lateral direito Leonardo Moura (497 jogos).

Maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro (1959-2020):

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)