Topo

Rodolfo Rodrigues

Grêmio, de Renato Gaúcho, é a maior decepção desse início de Brasileirão

O Grêmio, de Renato Gaúcho, venceu apenas um jogo no Brasileirão 2020 - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O Grêmio, de Renato Gaúcho, venceu apenas um jogo no Brasileirão 2020 Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

06/09/2020 21h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com apenas uma vitória em 7 jogos, o Grêmio voltou a jogar mal neste domingo (6) e ficou apenas no empate contra o Atlético-GO por 1 x 1 em Goiânia. Sem vencer há 6 rodadas, o tricolor do técnico Renato Gaúcho tem apenas 8 pontos em 7 jogos (38,1% de aproveitamento) e é a grande decepção nesse início de campeonato.

Curiosamente, o Grêmio vem repetindo o mau começo do Brasileirão de 2019, quando também venceu apenas 1 dos 7 primeiros jogos, perdendo pontos importantes e ficando distante dos líderes, como agora.

Durante a semana, Renato chegou a ironizar a sequência ruim de resultados, dizendo que ainda era cedo para se preocupar com isso, já que o Grêmio sempre consegue chegar entre os primeiros colocados na reta final. E ainda por cima deu uma indireta (para o Inter, apesar de ele ter negado isso), que alguns times que começam bem o campeonato acabam caindo de produção e sendo cavalos paraguaios.

Tudo bem que nos últimos anos o Grêmio realmente cresceu após um início ruim e alcançou boas colocações (foi 4º lugar nos últimos três anos), mas ainda é pouco quem poderia brigar pelo título que não conquista desde 1996. Com um elenco forte, o Grêmio mais uma vez deverá deixar passar a oportunidade de sair desse jejum.

Com apenas 5 gols marcados, o Grêmio tem ainda o 2º pior ataque do Campeonato Brasileiro de 2020 à frente apenas do Coritiba, que marcou 4 gols. Contra o Sport, na rodada passada, quando perdeu em casa por 2 x 1, o Grêmio ainda criou bastante chance de gol (28 finalizações). Neste domingo, o time jogou muito mal e deu apenas seis chutes.

É complicado falar em crise para um time que acabou de ser tricampeão gaúcho, mas o momento em que Grêmio atravessa é nada bom. O time venceu apenas um dos últimos oito jogos (Caxias na primeira final do Estadual), e foi campeão com uma derrota em casa para o mesmo Caxias.

É bom o Grêmio acordar, afinal tem Libertadores pela frente no dia 17 e um Brasileirão todo para tentar chegar novamente entre os primeiros.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)