Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Brasil não tinha tantos estreantes desde transição de Zico para Romário

A primeira escalação de Dorival Júnior terá cinco jogadores estreantes com a camisa da seleção brasileira, contra a Inglaterra, em Wembley.

Isto representará a formação com mais iniciantes desde o fim da era Zico.

Em 1987, justamente em Wembley, contra a Inglaterra, a primeira partida de Carlos Alberto Silva como treinador da seleção principal teve uma formação inicial com Geraldão (Cruzeiro), Ricardo Rocha (Guarani), Nelsinho (São Paulo), Douglas (Cruzeiro), Valdo (Grêmio) e Mirandinha (Palmeiras).

Valdo fez parte do grupo de inscritos na Copa do Mundo de 1986, mas não havia entrado em campo ainda com a camiseta canarinho.

No mesmo Inglaterra 1 x 1 Brasil, estrearam Dunga e Raí, mas só no segundo tempo.

Carlos Alberto Silva foi responsável pela renovação que levou a uma geração tetracampeã em 1994. Sob seu comando, iniciaram trajetórias pela seleção: Taffarel, Jorginho, Ricardo Rocha, Dunga, Raí e Romário.

Em Wembley, 1987, cinco estreantes. Nunca mais um treinador estreou com tantos iniciantes quanto Dorival Júnior fará agora. A equipe provável terá Bento, Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá e Rodrygo; Raphinha e Vinicius Júnior. Em negrito, todos os estreantes.

Vanderlei Luxemburgo estreou sete jogadores na mesma partida, 1 x 1 contra a Iugoslávia, seu início como técnico da seleção, em 1998,

Mas só três na escalação inicial: o goleiro André, o volante Vampeta e o lateral-esquerdo Felipe. Depois, entraram o volante Rogério, os meias Alex e Jackson e o lateral Serginho.

Continua após a publicidade

No amistoso de 1987, em Wembley, em que Carlos Alberto Silva estreou na seleção principal com seis iniciantes, a Inglaterra tinha nove remanescentes da Copa do Mundo do ano anterior. Apenas Stuart Pearce, como debutante, e Tony Adams, em seu terceiro compromisso pela seleção. O Brasil não era favorito. Empatou.

Dorival Júnior pode ter como missão o começo de uma nova geração, que não venha a ser campeã mundial sob seu comando. Importante o processo de mudança, com critério e parcimônia. Carlos Alberto Silva foi muito importante pela coragem de lançar seis jogadores que seriam campeões mundiais sete anos depois.

Ninguém se lembra de seu trabalho. Todo mundo sabe que Parreira foi campeão mundial com Taffarel, Jorginho, Ricardo Rocha, Dunga, Raí e Romário no grupo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes