Mercado da Bola

Mercado da Bola

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Barra FC caminha para ter CT de alto padrão e garimpa 'novos Firminos'

Sensação da atual edição do Campeonato Catarinense, tendo vencido no último fim de semana o Figueirense, por 3 a 1, o Barra Futebol Clube caminha para lançar muito em breve, dentro de um a dois meses, um centro de treinamento de alto padrão, com quatro campos de dimensão oficial e alojamento para 120 jogadores, numa área de 120 mil m². Um passo significativo para, aos poucos, fincar posição no futebol brasileiro.

Toda a estrutura do clube de Balneário Camboriú, fundado em 2013, está suportada por um forte investimento alemão. É administrado há três anos pelo grupo HOBRA, ligado à ROGON, e estreou na elite catarinense em 2022. Agora, também se prepara para nas próximas semanas jogar pela primeira vez a Série D do Campeonato Brasileiro.

"É como ver o desenvolvimento de um filho. Há então, naturalmente, as dores de crescimento, entre elas ter de iniciar um projeto quase que do zero, partindo de um clube pequeno. Para alguns, por exemplo, seria muito mais fácil comprar um clube pronto", revelou o espanhol Mariano Maroto Lopez, CEO do Barra FC e representante do investidor europeu, em entrevista ao UOL Esporte.

"Tenho certeza que a nossa infraestrutura com estádio vai estar entre as 15 melhores do Brasil", completou.

Centro de treinos Barra FC 3
Centro de treinos Barra FC 3 Imagem: Divulgação

Fã de um bom churrasco, especialmente do Sul, e surpreso com a facilidade para encontrar colegas para particular numa pelada de fim de semana, Mariano é um verdadeiro apaixonado pelo Brasil. Por isso, faz questão de priorizar aquilo que o país oferece de melhor, sobretudo no futebol.

"O toque brasileiro é fundamental. A nossa visão tem muito da Europa, é verdade, mas jamais vamos ignorar a cultura brasileira", explicou.

Além do Barra, o grupo HOBRA está ligado ao Hoffenheim, da Alemanha, e gerencia, desde 2021, o Académico de Viseu, da segunda divisão de Portugal.

"Trabalhamos em conjunto. Cada vez mais buscamos o intercâmbio de jogadores entre os clubes. Mas não é somente tirar um jovem atleta do Brasil e colocar na Europa. Não é tão simples assim. Esse, aliás, é um dos nossos grandes desafios. Precisamos ter responsabilidade social", contou.

Continua após a publicidade

Neste momento, por exemplo, o clube catarinense tem quatro jogadores vinculados ao Académico de Viseu: os zagueiros Bruno Ramos e Kaua Oliveira, o atacante Bruno Branco e meia-atacante Marquinhos. O último deles tem sido dos principais destaques da equipe portuguesa na temporada: cinco gols na temporada.

O maior foco do Barra está na busca e, consequentemente, na formação de talentos. Exatamente aquilo que fez a ROGON no passado recente, quando conseguiu levar para o Hoffeheim dois jogadores até então "desconhecidos" do futebol brasileiro: Roberto Firmino no Figueirense e Joelinton no Sport.

"Queremos descobrir novos Robertos Firminos, talvez novos Joelintos ou Luis Gustavos. É um sonho nosso", finalizou Mariano Lopez.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes