Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com título do SPFC após 9 anos, final do Paulista atinge 36 pontos na Globo

Luciano celebra gol pelo São Paulo contra Palmeiras, pela final do Paulista, no Morumbi - Marcello Zambrana/AGIF
Luciano celebra gol pelo São Paulo contra Palmeiras, pela final do Paulista, no Morumbi Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

23/05/2021 18h19

Com a vitória por 2 a 0 do São Paulo sobre o Palmeiras, que deu o título do Campeonato Paulista 2021 para o clube do Morumbi, na tarde deste domingo (23), a Globo marcou ótimos índices de audiência. Com o Tricolor saindo da fila após nove anos — a última conquista havia sido a Copa Sul-Americana de 2012 —, a emissora conseguiu atingir pico de até 36 pontos e elevar o horário em relação à semana passada.

Segundo dados prévios de audiência na Grande São Paulo, obtidos pela coluna, o jogo narrado por Cléber Machado e com comentários de Casagrande e Caio Ribeiro, além de reportagens de André Hernan e Felipe Diniz, marcou 32 pontos de média e com picos de 36. Com isso, em média, cerca de 6,8 milhões de telespectadores viram o título são-paulino.

No mesmo horário, o SBT marcou 7 pontos com o programa da apresentadora Eliana. Já a Record obteve apenas 4 pontos com Rodrigo Faro. A Band, com Bologna x Juventus, pela última rodada do Campeonato Italiano, marcou 1 ponto.

Com a transmissão de São Paulo x Palmeiras, a Globo elevou seus números em 28% em relação à semana passada na faixa do futebol, que teve transmissão de Corinthians x Palmeiras, jogo válido pela semifinal do Paulistão, e marcou 25 pontos de média.

O resultado também foi o recorde do futebol da Globo na temporada 2021 — até então, o recorde era justamente da semifinal entre Corinthians x Palmeiras.

Os números são prévios e podem sofrer alterações no consolidado que será divulgado amanhã (24). Na semana que vem, a Globo começa a transmitir os jogos do Campeonato Brasileiro. Flamengo x Palmeiras será a primeira atração para grande parte do Brasil. O duelo ocorrerá no domingo (30), no Maracanã.