Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pela 1ª vez, Carioca na Record supera Globo no Ibope com Fla-Flu na final

Gerson conduz a bola na primeira final do Carioca 2021, entre Flamengo e Fluminense - Alexandre Vidal / Flamengo
Gerson conduz a bola na primeira final do Carioca 2021, entre Flamengo e Fluminense Imagem: Alexandre Vidal / Flamengo

Colunista do UOL

15/05/2021 23h20

A Record finalmente conseguiu vencer a Globo com o Campeonato Carioca 2021 no Rio de Janeiro. Na noite deste sábado (15), com o primeiro jogo da final do Estadual do Rio entre Flamengo e Fluminense, a emissora superou sua principal concorrente, ganhando da novela "Império", em reprise no horário das 21h da Globo, e do seriado "Vai que Cola".

Segundo dados prévios de audiência da Grande Rio de Janeiro, obtidos pela coluna, o jogo marcou 22 pontos de média com picos de 25 no horário com bola rolando ente 21h05 e 22h56. Na mesma faixa, com "JN", "Império' e "Vai Que Cola", a Globo obteve 21 pontos. O SBT marcou 3 pontos de média com "Chiquititas", "Esquadrão da Moda" e "Mestres da Sabotagem".

A vitória da Record começou a partir das 21h31, quando o jogo estava com 26 minutos de duração da etapa inicial. Neste momento, a Record tinha 22 pontos contra 21 da Globo. E assim seguiu até o fim da primeira etapa, com liderança isolada por cerca de 20 minutos.

No primeiro tempo, o pico máximo da Record foi de 24 pontos às 21h50. A Globo tinha 21 pontos. Na média, porém, a Globo seguiu na frente por causa do resultado do "Jornal Nacional', que segurou a liderança para a emissora. Entre 21h05 e 21h52, período com bola rolando, a Globo fechou com 21,0 pontos contra 20.5 da Record. O SBT ficou em terceiro e bem longe, com 3,5 pontos.

Mas na segunda etapa, o jogo venceu a Globo com mais folga e garantiu a liderança isolada da média, disparando principalmente quando disputou Ibope com o seriado protagonizado pelo ator Paulo Gustavo. A partida ficou com 23 pontos contra 21 da Globo no segundo tempo. No pico máximo, ocorrido às 22h46, a Record tinha 25 pontos contra 18 da Globo - uma diferença de sete pontos.

Liderança em Brasília e índices baixos em SP

Em São Paulo, onde o Carioca foi transmitido pela primeira vez neste ano pela Record, a emissora conseguiu ser segundo lugar - mas vencendo o SBT. Na média, a Record marcou 6 pontos de média com picos de 7. O SBT teve 5 pontos. A Globo ficou com 25 em primeiro lugar. A Band obteve 1.

Outra cidade em que a Record se deu bem foi Brasília, um conhecido reduto de torcedores de Flamengo e Fluminense. A partida foi líder na média na capital federal com 13 pontos de média contra 12 da Globo na faixa horária total da partida. O SBT obteve apenas 3 pontos

A Record transmitiu o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca 2021 para todo o Brasil. A narração foi de Lucas Pereira, com comentários de Ricardo Rocha, Gutemberg de Paula e apresentação de Mylena Ciribelli.