PUBLICIDADE
Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como o SBT fechou acordo para a Liga Europa voltar à TV aberta após 9 anos

Troféu da Liga Europa: competição será do SBT a partir de setembro e volta para a TV aberta após 9 anos -  Ina Fassbender/Pool via REUTERS
Troféu da Liga Europa: competição será do SBT a partir de setembro e volta para a TV aberta após 9 anos Imagem: Ina Fassbender/Pool via REUTERS
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

Colunista do UOL

23/04/2021 12h00

Ontem (22), o SBT encaminhou a compra dos direitos de transmissão da Liga Europa da UEFA, o segundo torneio de clubes mais importante do continente europeu. O acordo, que vale a partir da temporada 2021/2022 e vai até 2024, marcará o retorno da competição para a TV aberta após nove anos - a última exibição foi na RedeTV!, em 2011/2012.

É o quarto evento de futebol fechado pelo canal do Silvio Santos em sete meses - o que dá uma média de um evento adquirido a cada 52 dias. O canal comprou neste período a Libertadores da América, a Champions League e vai anunciar em breve também a Copa América deste ano. Isso sem contar a final do Campeonato Carioca 2020, entre Flamengo e Fluminense. A chegada da Liga Europa está relacionada à Champions.

A coluna apurou que as conversas se intensificaram depois que o SBT e a agência Team, responsável pela venda dos direitos de eventos esportivos da UEFA, fecharam acordo pela Champions League em março. A Team queria muito recolocar o seu segundo evento na televisão aberta no Brasil.

O motivo é que estão ocorrendo finais com times de forte apelo e, por melhor que o trabalho dos canais esportivos da Disney sejam, a abrangência de uma rede nacional no Brasil é bem maior e ajuda a elevar o alcance da competição. A Team valoriza tanto o trabalho da Disney, que renovou ainda em março o contrato para a competição por três anos.

O SBT também percebeu que a Liga Europa poderia ser um importante reforço na cultura esportiva que o canal quer criar. O mercado publicitário já reconhece seriedade no que vem sendo feito e tem elogiado o esforço da emissora em investir em Esporte neste momento, ao perceber que eventos de futebol dão audiência e faturamento.

A compra da Liga Europa, além do fechamento de valores, foi feita pelo CEO da emissora, José Roberto Maciel, e pelo próprio Silvio Santos, apresentador e dono do SBT. Silvio também teve participação intensa na compra da Champions League.

A Liga Europa começa a ser exibida a partir de setembro deste ano pelo SBT. O canal pode mostrar uma partida às quintas-feiras e deve exibir as finais com exclusividade na TV aberta. A última vez que um canal fora da TV paga teve a Champions e a Liga Europa ao mesmo tempo em sua programação foi em 2009, na ocasião, a Record tinha os eventos.

Procurado pela coluna, o SBT afirmou que ainda não há nada confirmado sobre a Liga Europa, mas que está aberto para novas negociações no futebol.