Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo quer nova comentarista; Fabíola Andrade é convidada para a função

Fabíola Andrade: jornalista é convidada para ser nova comentarisra - Reprodução/SporTV
Fabíola Andrade: jornalista é convidada para ser nova comentarisra Imagem: Reprodução/SporTV

15/03/2021 04h00

A Globo está buscando mais uma comentarista de futebol para os seus quadros de transmissões. Além de Renata Mendonça e Ana Thaís Matos, a emissora quer mais um nome feminino e tem buscado isso desde o mês passado. O primeiro nome convidado foi Nadja Mauad, que recusou a investida. Com isso, a Globo convidou Fabíola Andrade para o posto. O martelo ainda não foi batido.

A coluna apurou que Nadja foi procurada por chefes da Globo no fim de fevereiro. Mesmo com vontade de deixar Curitiba, onde reside atualmente, Nadja não se vê como comentarista neste momento. Seu desejo de carreira atualmente é ter uma chance como repórter em um grande evento.

Nadja Mauad trabalha nas transmissões de futebol no Paraná desde 2011. Ela cobre o dia a dia de clubes como Athletico, Coritiba e Paraná. É a segunda vez que Nadja recusa um convite formal para atuar como comentarista no Grupo Globo. Em 2019, a jornalista paranaense foi convidada pela Globo para o cargo após se destacar nos comentários da cobertura da Copa do Mundo feminina, exibida pelo SporTV naquele ano.

Para a vaga pensada inicialmente para Nadja, a Globo convidou Fabíola Andrade, jornalista que atualmente está como repórter em transmissões esportivas em São Paulo. Fabíola era comentarista dos programas "SporTV News" e "Redação" até o último mês de dezembro, quando foi substituída da função para dar lugar a Carlos Cereto, que voltou a atuar na capital paulista depois de 2 anos no Rio de Janeiro.

Fabíola Andrade tem 10 anos no Grupo Globo e sempre atuou principalmente na cobertura do dia a dia de times paulistas como Corinthians e Palmeiras. A sua ida para comentar em jogos de futebol ainda não está com o martelo fechado, mas a tendência é que seja ela a escolhida.

Nos últimos meses, a Globo tem buscado aumentar o número de mulheres em jogos de futebol. Renata Silveira estreou como a primeira narradora da modalidade no Grupo Globo na história. Renata Mendonça e Nadine Basttos chegaram no ano passado e já são muito utilizadas em jogos. Ana Thaís Matos está na função desde 2018 com sucesso.

Procuradas para comentar o assunto, Fabíola Andrade e Nadja Mauad preferiram não comentar sobre o assunto. A Globo foi procurada na noite deste domingo (14), mas até por ser fim de semana, a emissora ainda não respondeu. Caso o faça, a reportagem será atualizada.