Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras esteve em 6 dos 8 jogos de maior audiência da TNT no Brasileirão

Rony e Emerson Santos comemoram um dos gols do Palmeiras na vitória contra o Athletico: jogo foi maior audiência do Brasileirão 2020 na TNT - Ettore Chiereguini/AGIF
Rony e Emerson Santos comemoram um dos gols do Palmeiras na vitória contra o Athletico: jogo foi maior audiência do Brasileirão 2020 na TNT Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

14/03/2021 04h00

Depois de algumas semanas do término do Brasileirão 2020, a TNT Sports já está no mercado publicitário em busca de patrocinadores para a edição de 2021. Os números da edição passada, usados como base para atrair o mercado publicitário, são bons para os padrões da TV paga. O Palmeiras é o clube campeão nos números. O Internacional, que deixou de ter contrato com a empresa ao fim da temporada e que brigou pelo título, perdeu nos números para o Athletico Paranaense.

A coluna teve acesso ao pacote exibido para vender publicidade. Das 56 partidas que exibiu na TV por assinatura em 2020/2021, a TNT foi líder de audiência geral na TV paga em 37 deles. Na média geral contando todas as partidas, a TNT obteve 1,49 ponto na média PNT (índice de audiência da TV medido pelo Ibope nas 15 principais regiões metropolitanas do Brasil).

Com o resultado, a TNT teve cerca de 318 mil telespectadores em média durante toda a competição. Cada ponto de Ibope na TV paga no PNT equivale a cerca de 214 mil pessoas em todo o Brasil. Dos oito jogos mais vistos na emissora, seja quando ainda era Esporte Interativo ou mesmo quando mudou para TNT Sports em janeiro, seis envolviam o Palmeiras.

O jogo de maior audiência foi o confronto entre Palmeiras e Athletico-PR, em 28 de novembro de 2020, que marcou 3,47 pontos de média no PNT. O alto número se explica pela partida só ser exibida pela TNT na TV brasileira - sem TV aberta por opção da Globo e sem pay-per-view porque o Furacão não tem contrato com o Premiere.

Completam o pódio de partida mais vistas os confrontos entre Athletico-PR e Internacional, no dia 4 de fevereiro de 2021 (3,06 pontos), e outro jogo entre Athletico-PR e Palmeiras, em 19 de agosto de 2020 (2,95 pontos).

Falando no Furacão, depois do Palmeiras, o clube foi o que mais emplacou boas audiências, com quatro jogos entre os oito mais assistidos da TNT. O Inter, que não faz mais parte do pacote e brigou pelo campeonato até a última rodada com o Flamengo, obteve duas partidas entre as mais vistas.

Para 2021, a TNT terá 42 jogos exibidos - o mesmo patamar de 2019. Além de Palmeiras e Athletico Paranaense, possuem contrato para exibição dos jogos na TNT Sports clubes como Bahia, Fortaleza, Ceará, Santos e Juventude. Isso dá um jogo por rodada, o mínimo ideal para conseguir vender bem o Brasileirão no mercado publicitário.

Confira a lista dos oito jogos mais vistos na TNT Sports no Brasileirão 2020:

Palmeiras x Athletico-PR (28 de novembro de 2020): 3,47 pontos

Athletico-PR x Internacional (4 de fevereiro de 2021): 3,04 pontos

Athletico-PR x Palmeiras (19 de agosto de 2020) 2,95 pontos

Palmeiras x Ceará (3 de outubro de 2020): 2,39 pontos

Internacional x Palmeiras (19 de dezembro de 2020): 2,12 pontos

Athletico-PR x Coritiba (12 de setembro de 2020) 2,06 pontos

Palmeiras x Bahia (12 de dezembro de 2020): 2,02 pontos

Santos x Palmeiras (5 de dezembro de 2020): 1,76 ponto