Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Dorival cumpre papel de bombeiro da seleção e conta com estrela de Endrick

Dorival Júnior cumpriu o papel de acalmar a turbulência na seleção brasileira com louvor. Contra a Inglaterra, time que disputou uma boa Copa do Mundo e tem sequência longa de trabalho, o Brasil fez jogo equilibrado, conseguiu criar chances de perigo e arrancou a merecida vitória com gol de Endrick nos minutos finais.

O resultado é simbólico porque a Amarelinha vive um de seus piores momentos recentes, perdendo de Senegal e Marrocos em amistosos e do Uruguai e da Colômbia nas Eliminatórias. Agora vence em pleno Wembley. Na sua carreira, Dorival ganhou a fama de ser um ótimo bombeiro: chegar, apagar o fogo e depois colher frutos do trabalho lá na frente. E é isso que esse triunfo permite.

É verdade que o time europeu teve desfalques importantes, mas não é possível colocar isso na balança, uma vez que o Brasil teve cinco cortes antes mesmo de iniciar a concentração para essa Data Fifa.

No jogo de hoje, Dorival fez o simples. Colocou os jogadores para atuarem o mais próximo possível de suas funções nos respectivos clubes. Não pediu que os laterais jogassem como pontas, os zagueiros não precisavam começar todas as jogadas como era com Diniz e armou um meio-campo com três jogadores extremamente móveis. Paquetá fez excelente partida e só não saiu do jogo com assistências por falha na finalização de Vini Júnior.

Claro que podemos falar de problemas. O sistema defensivo bateu cabeça mais de uma vez na hora de marcar a Inglaterra, especialmente na bola área do primeiro tempo, mas é importante notar que o setor tinha Beraldo e Fabrício Bruno, dois estreantes após os cortes de Marquinhos e Gabriel Magalhães.

Também é bom Dorival perceber que pode confiar mais em Endrick. Raphinha não fazia boa partida e demorou a ser substituído. O ataque do Brasil precisa ser Vini, Rodrygo e Endrick. Não é à toa que o Real Madrid investiu nos três.

Na teoria, o jogo contra a Inglaterra é para ser mais difícil do que será o jogo do meio de semana com a Espanha. Para Dorival ter calma até a hora de convocar a Copa América, é importante mais uma boa apresentação.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes