Topo

Clodoaldo Silva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Clodoaldo: 10 coisas que você precisa saber sobre paralisia cerebral

Clodoaldo Silva foi homenageado por integrantes da delegação brasileira - Miriam Jeske/Brasil2016.gov.br
Clodoaldo Silva foi homenageado por integrantes da delegação brasileira Imagem: Miriam Jeske/Brasil2016.gov.br

07/10/2021 16h45

Hoje estou aqui para falar sobre um assunto que diz muito a minha existência: a paralisia cerebral. Quero aproveitar esta semana, na qual é marcada pelo Dia Mundial da Paralisia Cerebral, 6 de outubro, para falar um pouco sobre esse tipo de deficiência. Para quem não sabe, minha mãe teve falta de oxigenação no parto o que ocasionou a minha paralisia cerebral. Eu nasci com as pernas cruzadas e dobradas. Eu e minha família contamos com a assistência do SUS para minhas operações. Duas para descruzar as pernas, duas para desdobrar e algumas para a vista. Só que todas elas foram feitas depois que eu fiz 7 anos.

Você sabia que a paralisia cerebral acomete 17 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, atinge sete a cada mil crianças nascidas vivas. A falta de oxigenação durante o parto é uma das principais causas da doença. Dito isso, vale ressaltar que o acompanhamento da gravidez das mulheres pode fazer toda a diferença. Para além desse fator, existem outros tantos a serem discutidos, já que a paralisia cerebral não se dá da mesma forma para todas as pessoas. Eu não sou médico, mas sou uma pessoa com paralisia cerebral. Vou me ater a minha experiência como tal.

Outra questão que vale citar é a falta de conhecimento das pessoas em relação a esse tipo de deficiência. A sociedade confunde paralisia cerebral com deficiência mental, sendo que nem todo mundo que tem paralisia cerebral tem alguma deficiência intelectual.

Para elucidar algumas questões relacionadas ao tema eu reuni abaixo informações que poderão ajudar a entender melhor o que é a paralisia, estatísticas, pessoas de destaque e, até mesmo a importância do acompanhamento médico.

1 - O que é? A paralisia cerebral (PC) é uma condição não progressiva caracterizada por alterações neurológicas permanentes que comprometem o desenvolvimento motor e/ou cognitivo do paciente, envolvendo o movimento e a postura do corpo e causando limitações nas atividades cotidianas.

2 - É a deficiência mais comum na infância. Ela pode ocorrer durante a gestação, no nascimento ou no período neonatal. Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com esse tipo de deficiência podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades.

3 - Existem cerca de 17 milhões de pessoas com paralisia cerebral no mundo.

4 - Nem toda pessoa com paralisia cerebral tem deficiência intelectual. Uma em cada duas pessoas tem deficiência intelectual (World Cerebral Palsy Day);

5 - Uma em cada quatro crianças com paralisia cerebral não fala; uma em cada três não anda. 1 em cada 4 tem epilepsia. (World Cerebral Palsy Day);

6 - A paralisia cerebral não tem cura;

7 - Uma das principais causas do problema é a hipóxia, situação em que, por algum motivo relacionado ao parto, tanto referentes à mãe quanto ao feto, há falta de oxigenação no cérebro, resultando em uma lesão cerebral;

8 - Como a condição não tende a piorar ao longo do tempo, acompanhamento médico e terapias, como fisioterapia e fonoaudiologia, podem ajudar pessoas a ter uma vida normal, dependendo da severidade de cada caso.

9 - O Dia 6 de outubro, Dia Mundial da Paralisia Cerebral, foi idealizado pela World Cerebral Palsy Initiative, um movimento de pessoas com paralisia cerebral e suas famílias, que busca garantir aos pacientes os mesmos direitos, acesso e oportunidades que quaisquer outras pessoas.

10 - Algumas pessoas com paralisia cerebral que você precisa conhecer:

Clodoaldo Silva, campeão paralímpico - sua mãe teve falta de oxigenação durante o parto. Clodoaldo nasceu com as pernas cruzadas e dobradas, aos sete anos passou por 4 cirurgias nas pernas. Ele não tem deficiência intelectual, mas motora.

Ivan Baron, influenciador digital - Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte, Ivan já alcançou pessoas de todo o Brasil com seu trabalho. A paralisia cerebral (PC), que lhe causou deficiência física e mobilidade reduzida, foi a sequela que sofreu após uma grave infecção alimentar.

R.J. Mitte, ator da série de TV Breaking Bad - ele desenvolveu a condição cerebral no momento do nascimento. O parto foi complicado, e o ator chegou a ficar sem oxigênio por alguns minutos, o que gerou um dano cerebral permanente.

Maysson Zayid- De ascendência palestina, ela é conhecida como uma das primeiras comediantes muçulmanas da América e a primeira pessoa a fazer um espetáculo de Stand-up Comedy na Palestina e na Jordânia. Ela tem uma palestra famosa no TedX, onde fala sobre a forma como foi criada pelos suas pais.