Topo

Clodoaldo Silva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Usada por Tadeu Schmidt no BBB, Libras é inclusão e acessibilidade

É possível aprender linguagem de sinais desde bebê - Steve Debenport/iStock
É possível aprender linguagem de sinais desde bebê Imagem: Steve Debenport/iStock

03/02/2022 16h41Atualizada em 03/02/2022 16h48

Muita gente acha a Língua Brasileira de Sinais, ou libras, fofinha. Nesta semana, quando Tadeu Schmidt, apresentador do Big Brother Brasil (BBB), fez parte do seu discurso em libras, o fato se tornou trend no Twitter e foi muito discutido como ato emocionante e lindinho. Na realidade, estamos anos-luz do que deveríamos. Libras é acessibilidade e inclusão e além de estar na lei, já deveria estar mais normalizada entre nós.

O reality mais assistido do Brasil é ao vivo e não tem tradução para libras. São cerca de 9,7 milhões (segundo o Censo 2010) de pessoas com deficiência auditiva que não têm acesso ao programa. Quem está perdendo com isso? Todos perdem do ponto de vista de acessibilidade inclusive a emissora, os patrocinadores e a própria sociedade. Quem em sã consciência eliminaria tamanha parcela da sociedade do consumo?

Para nós que trabalhamos com a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, o discurso foi poderoso, já que deu visibilidade a libras e, de certa forma, mostrou a importância da inclusão. Mas a banda tem tocado lentamente. É quase inadmissível entrar na nossa cabeça que a libras que chegou ao Brasil em 1855 ainda é novidade e bonitinha pra muita gente.

O caminho em busca da acessibilidade tem sido árduo. A linguagem de libras ainda não é ensinada nas escolas e nem todo mundo sabe que ela é uma língua universal e que cada país tem sua própria linguagem de sinais.

Segundo a Federação Mundial de Surdos (WFD), cerca de 80% de surdos no mundo são analfabetos ou semi-alfabetizados nas línguas escritas, portanto, eles dependem das Línguas de Sinais.

Por outro lado, ainda enfrentamos barreiras sérias de comunicação quando a questão é acessibilidade na web tanto para pessoas com deficiência auditiva quanto os com deficiências visuais. Enganam-se as empresas que se acham acessíveis pelo simples fato de ter uma ferramenta que transforma texto em áudio ou um tradutor de libras na lateral.

Um site acessível tem que atender uma série de regras da WWW para que seja acessível realmente a todos. A obrigatoriedade da acessibilidade nos sites está no artigo 63 da Lei nº 13.146 (Lei Brasileira de Inclusão) desde 6 de julho de 2015, no entanto, a terceira edição de uma pesquisa da BigDataCorp, realizada em parceria com o Movimento Web para Todos, revela que menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis.

Na conta da acessibilidade, quesitos importantes devem ser levados em consideração como acessibilidade do teclado, contraste de cores, ordem das informações, identificação das imagens, linguagem acessível, entre outros tantos fatores.

Acessibilidade é responsabilidade social, além é lógico de cumprimento legal. Ser acessível e inclusivo faz com que as empresas se destaquem entre as que não investem em políticas de diversidade. Ser inclusivo não é bonitinho. Ser inclusivo é ser mais valorizado e reconhecido porque pensa em todos.

Já que estamos juntos nessa jornada que ainda é muito longa, abaixo reuni algumas informações sobre as libras. Vale conferir:

1 - O que é - conjunto de formas gestuais utilizadas por surdos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.

2- Cada país tem sua própria estrutura e pode variar também de região conforme a cultura local e das expressões e regionalismos da língua comum.

3 - Para se comunicar utilizando libras, além de conhecer os sinais, é preciso também conhecer as estruturas para combinar as frases e estabelecer a comunicação de forma correta.

4- As expressões faciais são importantes para a estrutura de língua de sinais. Uma simples mudança na expressão significa que tivemos informações adicionais. Superlativos, por exemplo, poderão aparecer na expressão facial da pessoa.

5- Uma pessoa não é chamada pela soletração do seu nome. Cada pessoa recebe seu próprio sinal. E esse sinal não tem relação com o seu nome em português, muitas vezes está ligado a uma característica física ou comportamental.

6 - Quem fala libras é bilíngue, já que libras é uma língua oficial no Brasil.

Abraços aquáticos para todos e excelente quinta-feira!