Topo

André Rocha

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Santos se complica e agora depende do Barcelona

Angelo, do Santos, encara marcação do The Strongest pela Libertadores - Santos/Divulgação
Angelo, do Santos, encara marcação do The Strongest pela Libertadores Imagem: Santos/Divulgação

Colunista do UOL Esporte

18/05/2021 21h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não foram 22 minutos de péssima atuação do Santos na altitude de La Paz. O time tentou jogar, porém a bola mais rápida e o jogo direto do Strongest complicaram demais o frágil sistema defensivo. Principalmente no confronto com o atacante Blackburn, que serviu Reinoso e Willie nos dois gols.

A tola expulsão do zagueiro Castillo ainda no primeiro tempo deixou a disputa mais equilibrada fisicamente, com o Santos trabalhando mais a bola, aproveitando o homem a mais e indo às redes novamente com Felipe Jonatan, que jogou por dentro no segundo tempo, depois da entrada de Copete na vaga do zagueiro Kaiky - Alison recuou para zaga com Luan Peres.

O time de Fernando Diniz, que não comandou a equipe por conta da expulsão na estreia contra o Boca Juniors, terminou com 64% de posse e as mesmas 16 finalizações dos bolivianos. As mais perigosas, além do gol, em cabeçadas para fora de Kaio Jorge, uma em cada tempo. Só que apenas quatro conclusões no alvo, a metade do adversário, que novamente aproveitou a vantagem do contexto favorável em casa para embolar o Grupo C, agora com os mesmos seis pontos de Santos e Boca.

O Barcelona de Guayaquil tem nove e pode ir a doze pontos se vencer fora de casa o time argentino na quinta-feira, dia 20. Assim garantiria vaga e primeiro lugar do grupo e entraria mais tranquilo na última rodada. É o melhor cenário para o Santos, que enfrenta justamente o Barcelona e teria mais chances de vencer no Equador.

Ainda assim, as chances ficaram remotas. Porque o Boca Juniors enfrenta The Strongest em casa e a tendência é, se necessário, vencer por goleada e levar vantagem no saldo de gols - no momento, ambos têm um gol positivo. Restaria a vaga na Copa Sul-Americana, o que não deixaria de ser uma decepção para quem foi vice-campeão na última edição do principal torneio sul-americano.

Mera consequência de uma jornada atribulada, com desfalques e mudança de treinador. Mas ainda há vida e alguma esperança.

(Estatísticas: SofaScore)