Topo

Europa domina Mundial; Brasil fica sem vaga para Pequim

Da Redação<br/> Em São Paulo

22/09/2007 15h45

O Brasil ainda não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom. A competição, que ocorreu neste sábado no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, ofereceu 20 vagas que foram dominadas pelos europeus.

PAÍSES CLASSIFICADOS
C1 Eslováquia, França, Austrália, Alemanha,
Grã-Bretanha, Polônia, Espanha, República Tcheca, Rússia e Canadá
K1 Áustria, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha, Polônia, Espanha, Itália, Eslováquia, França, Togo, República Tcheca, Suíça, Eslovênia, Irlanda e Canadá

Foram decididas as finais do C1 e K1 masculinos. Fora da Europa, apenas Estados Unidos, Canadá, Togo e Austrália conseguiram conquistar vagas para a próxima Olimpíada.

Entre os brasileiros, Cássio Petry desperdiçou as chances de que tinha no C1 ainda nas semifinais. Petry desceu muito bem até a baliza número 20, em que perdeu dois importantes segundos.

Entretanto ele afirmou que "não adianta baixar a cabeça". Contou que sua próxima meta será conseguir a vaga já em 2008. "Agora vou para casa descansar um pouco para voltar ao treinamento daqui a um mês pensando na vaga que podemos conquistar ano que vem em Charlotte (EUA)".

Na final do C1, o eslovaco Michal Martikan ficou com o ouro, o bicampeão olímpico, o francês Tony Estanguet, ficou com a prata e o Robin Bell, da Austrália, terminou com o bronze.

No K1 quem ficou com o ouro foi o francês Sebastien Combot. A prata foi para Fabian Doerfler da Alemanha, e o bronze para Campbell Walsh da Grã-Bretanha.

Neste domingo mais 21 vagas para as Olimpíadas de Pequim serão disputadas. Seis no C2 masculino e quinze no K1 feminino, categoria em que o Brasil terá sua ultima chance de garantir uma vaga em casa com a canoísta Milene Wolf.