Topo

Brasil garante vaga em mais três finais no Mundial de canoagem

Da Redação<br/> Em São Paulo

10/08/2007 14h21

A equipe brasileira que disputa até segunda-feira o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade, na Alemanha, garantiu nesta sexta-feira vaga em mais três finais do evento. Os oito primeiros colocados em cada prova estarão automaticamente classificados para as Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Os brasileiros que participam do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade, em Duisburg, na Alemanha, não estrearam bem nesta quinta-feira na competição, mas garantiram um lugar para o Brasil em duas finais C (K-1 1000 m e C-1 1000 m, no masculino).

As finais em que participarão os brasileiros estão marcadas para acontecerem no próximo sábado. Os oito primeiros colocados em cada prova estarão automaticamente classificados para as Olimpíadas de Pequim, em 2008. A canoagem terá ainda outra seletiva em abril quando será realizado em Montreal, no Canadá, o Pré-Olímpico continental.
MAIS FINAIS
LEIA MAIS
Os brasileiros Wladimir Moreno e Vilson da Conceição conquistaram seus lugares na final B do C-2 500 m, após chegarem no quinto lugar em uma das semifinais da classe.

Nesta sábado, os canoístas do Brasil entram na água na final B (do 10° ao 18° melhores tempos das semifinais) contra atletas da França, Grã-Bretanha, Lituânia, Cazaquistão, Rússia, Canadá, Bulgária e Eslováquia.

Quem também garantiu uma final B foi o quarteto do K-4 500 m, Sebastian Cuattrin (medalha de prata no K-1 1000 m e medalha de ouro no K-4 1000 m no Pan), Givago Ribeiro, Jonathan Maia e Juliano Crai.

Os brasileiros conquistaram a vaga ao chegarem ao sétimo lugar em uma das semifinais. Agora, eles enfrentam, neste sábado, canoístas da Itália, Noruega, Polônia, Bulgária, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Coréia do Sul e República Kyrgys.

Já Nivalter Santos (medalha de bronze no C-1 500 m nos Jogos do Rio) conseguiu uma vaga na final C (19° ao 27° melhores tempos das semifinais) do C-1 500 m, e enfrentará, no sábado, atletas da Sérvia, Croácia, Chile, República Tcheca, Cazaquistão, Coréia do Sul, Estônia e Moldávia.

Caçula
Segundo a organização do Mundial na Alemanha, o atleta mais jovem que participa da competição é do Brasil. Luana Rech, de 16 anos de idade, faz parte da equipe do K-4 feminino. Ela, que também competiu nos Jogos Pan-americanos 2007, entrou na equipe depois que a paranaense Bruna Gama contundiu-se em treinamento para a competição no Rio de Janeiro.